domingo, 4 de maio de 2008

Culinária. Receitas e sugestões (1)

Ao iniciar esta nova série sob o titulo acima, algo diferente mas que me parece interessante e para a qual espero a colaboração das/os nossas/os ilustres "mestres de cozinha", deixo uma sugestão simples porque, cá pelo meu lado, dessas lidas, confesso, percebo muito pouco.

Recordo que, quando há tempos li um texto escrito por um meu mui estimado e ilustre colega, vieram-me à memória tempos idos em que, por força das circunstâncias, tive de praticar a nobre arte de motorista de fogão, especializando-me, podem crer, em cozidos, motivado não só pela facilidade de cozinhar e pelo quanto é mais saudável mas também, principalmente, pela facilidade no lavar da louça e utensílios de cozinha.
Não, nunca me dei bem a estrelar ovos!

Dizia-nos aquele iluste Colega o que, ouso, transcrever:
Muitas vezes as coisas mais simples são as melhores. Na culinária esta regra é particularmente interessante. Mais simples significa, normalmente, mais rápido, mais barato e mais saudável.”

Tive ainda oportunidade de algumas vezes experimentar outros "trabalhos" de cozinha, sempre na busca do mais simples, prático e menos ingredientes possíveis. Do meu curto cardápio destaco o que abaixo vos deixo para, se quiserem experimentar...


Maçãs no forno ao meu (pouco) jeito

Ingredientes
4 ou 5 maçãs (verdes);
1 chávena “almoçadeira” de açucar escuro (amarelo);
1 chávena “almoçadeira” de farinha;
1/2 chávena “almoçadeira” de manteiga (prefencialmente m/ sal ou s/ sal);
Canela q.b.

Preparação
Descascam-se as maçãs, preferencialmente daquelas de cor verde, e cortam-se ao meio e em fatias (lâminas) finas, meia lua.
Acomodam-se muito bem num pirex médio e polvilham-se com canela.

À parte, junta-se o açúcar, a farinha e a manteiga (mole de preferência para facilitar a mistura) e amassa-se muito bem com as mãos (ou utensílio) até se obter um creme (massa homogénea), com a qual se cobrem as fatias de maçã no pirex.
Vai ao forno médio (+/- 160º, depende dos fornos) durante aproximadamente 45 minutos, com o calor “por baixo”.
Quando as maçãs aparentarem cozedura, ligue, se quiser, por breves instantes o calor “por cima” só para alourar um pouquinho (só uma breve corezinha, senão a massa fica demasiado dura).

Serve-se morno (o que é uma delícia no tempo frio) ou frio (o que também é uma delícia no tempo quente), ou serve-se normal (que é uma delícia para qualquer hora - lanche, pequeno almoço ou sobremesa).

Bons cozinhados!

PS: mandem-me as vossas receitas e sugestões (originais ou não) e que preferencialmente, tanto quanto possível, tenham a ver com a cozinha da região.

1 comentário:

piusquinha disse...

Efectivamente esta receita é de fino gosto e digamos de simples trato ou não fosse uma das receitas de mais simples execução e de melhor efeito que jamais confeccionei.
Sendo amante da culinária . quer no prato quer na própria execução , aqui me resta agradecer ao autor o prazer que nos deu deixando-nos partilhar mais um dos seus dotes.
Parabéns, a receita é divina por isso recomendo.
Permitam-me que aqui deixe o desfio aos intervenientes para que partilhem connosco as verdadeiras receitas desta região.
Hummm já estou sentindo o cheirinho...