terça-feira, 25 de agosto de 2009

SÍNDROMA DE ASPERGER, CONHECER UM POUCO MAIS DE NÓS MESMOS

Honestidade - portadores de Asperger são geralmente considerados “honestos demais” e têm dificuldade em enganar ou mentir, mesmo às custas de magoar alguém (...).Leia mais, clique aqui

"O síndrome de Asperger ou o transtorno de Asperger ou ainda Desordem de Asperger é um síndrome que está relacionado com o autismo, diferenciando-se deste por não comportar nenhum “atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou de linguagem”. O termo “síndrome de Asperger” foi utilizado pela primeira vez por Lorna Wing em 1981 num jornal médico, que pretendia desta forma honrar Hans Asperger, um psiquiatra e pediatra austríaco cujo trabalho não foi reconhecido internacionalmente até a década de 1990, mais precisamente em 1994 no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, na sua quarta edição.(...)" Síndrome de Asperger escrito por: Daniela Mann Leia mais em Leia mais, Clique aqui

"Alguns estudiosos afirmam que grandes personalidades da História possuíam fortes traços da síndrome de Asperger[4][5][6], como os físicos Isaac Newton e Albert Einstein, o compositor Mozart, os filósofos Sócrates e Wittgenstein, o naturalista Charles Darwin, o pintor renascentista Michelangelo, os cineastas Stanley Kubrick e Andy Warhol e o enxadrista Bobby Fischer, além de autores de diversas obras literárias, como no caso de Mark Haddon." (Wikipédia, Enciclopédia livre).

Segundo a Wikipédia, Enciclopédia Livre (leia mais, clique aqui):

"Alguns sintomas desta síndrome são: dificuldade de interação social, falta de empatia, interpretação muito literal da linguagem, dificuldade com mudanças, perseveração em comportamentos estereotipados. No entanto, isso pode ser conciliado com desenvolvimento cognitivo normal ou alto.
(...)
Apesar de não haver uma única distinção comum a todos os portadores de SA, as dificuldades com o convívio social são praticamente universais, e portanto também são um dos critérios definidores mais relevantes. As pessoas com SA não têm a habilidade natural de enxergar os subtextos da interação social, e podem não ter capacidade de expressar seu próprio estado emocional, resultando em observações e comentários que podem soar ofensivos apesar de bem-intencionados, ou na impossibilidade de identificar o que é socialmente "aceitável". As regras informais do convívio social que angustiam os portadores de SA são descritas como "o currículo oculto"[20]. Os Aspergers precisam aprender estas aptidões sociais intelectualmente de maneira clara, seca, lógica como matemática, em vez de intuitivamente por meio da interação emocional normal[21]."

Porque são questões sociais com as quais vivemos, deixamo-vos outros links de instituições, ou mais informação, sobre a Síndrome de Asperger, "transtorno invasivo do desenvolvimento", e que, provavelmente, muitos de nós desconhecíamos:

APSA - ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE SÍNDROME DE ASPERGER, Clique Aqui
In, Bengala Real Síndrome de Asperger e Autismo de Alto Funcionamento, Clique Aqui
Alguns videos, Clique Aqui
Testemunho da vida real, Clique aqui

Sem comentários: