sábado, 10 de outubro de 2009

VINDIMAS 2009: UMA COLHEITA DE QUALIDADE

A colheita de vinho deste ano será, na opinião da maioria de produtores das principais regiões vinícolas, de qualidade assinalável, entre o bom e o excepcional, especialmente no norte do país. Em termos de quantidade, os produtores dizem que esta deverá ser equivalente à de anos anteriores ou então um pouco abaixo.

Manuel Pinheiro, presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes considerou "«Não temos dúvida nenhuma em dizer que vamos ter este ano os melhores vinhos da última década. Vamos ter grandes vinhos nos brancos e nos tintos».

Reforçando aquela opinião, António Barbosa, da Adega Cooperativa Regional de Monção, justifica: «Talvez seja a melhor de sempre, dado o clima que tivemos, o tempo, a maneira como tudo correu. Foi tudo muito favorável a uma colheita muito boa»

José Manuel Santos, da União das Adegas Cooperativas do Douro, refere também que «é um bom ano claramente», porque «as vindimas foram feitas todas sob um tempo muito agradável, muito seco». Acrescenta ainda que "«Os comentários que vamos ouvindo dos diversos agentes económicos é que este é um ano, muito, muito bom», e destacou a Touriga Nacional, Touriga Francesa e Tinta Roriz como as melhores castas do ano.

O enólogo e produtor João Portugal Ramos, considerou que 2009 é um bom ano, mas não excepcional quanto 2008."«Está longe de ser uma má vindima, mas penso que não atingirá o patamar de excelência como o de 2008. De qualquer maneira, estou satisfeito. Está a um bom nível».

Fonte: TSF, Economia.Lei a notícia integral, clique aqui

Sem comentários: