domingo, 21 de março de 2010

21 de MARÇO: DIA MUNDIAL DA POESIA (UNESCO)

São vários os feriados e eventos cíclicos atribuídos ao dia 21 de Março, entre eles o DIA MUNDIAL DA POESIA (UNESCO),  o DIA MUNDIAL DA FLORESTA (ONU), o DIA MUNDIAL DA INFÂNCIA (UNICEF), o DIA DAS MÃES (na Jordânia, Líbano, Síria e Iémen) e, até, o dia de ANO NOVO para alguns povos do mundo.(Fonte:Wikipédia, a enciclopédia livre)
Saiba +... (clique aqui).
e
Saiba +... Clique aqui)

quarta-feira, 17 de março de 2010

PONTE FORMIGOSA: ENCERRADA AO TRANSITO NOS PRÓXIMOS DIAS 20, 21, 27 E 28 DE MARÇO

Devido às obras de alargamento do tabuleiro da Ponte da Formigosa, esta vai estar encerrada ao transito nos próximos fins de semana, dias 20, 21 e 27 e 28  (Sábados e Domingos).Fonte: Painel informativo afixado , pelo construtor, junto da obra.

Sendo assim, o transito com destino às localidades servidas pela EN 315 (Mirandela-Rebordelo) far-se-á, nesses dias, pelos percursos alternativos:
-Mirandela/Torre D.Chama/Bouça; ou
-Mirandela/Valpaços/Bouça.
Podendo ainda,  com as  condicionantes do péssimo  estado do piso e limitações da ponte de Chelas, ser utilizado o percurso Mirandela/Maravilha/Chelas/EN315-Vale de Juncal;


Localização Localização, ver mapa;

domingo, 14 de março de 2010

PROJECTO LIMPAR PORTUGAL, 20 DE MARÇO DE 2010

Sob o lema “Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia” e desafiando "Limpar Portugal? Nós vamos fazê-lo! E tu? Vais ficar em casa?",  o denominado "Projecto Limpar Portugal" realiza, no próximo dia 20 de Março de 2010,  mais uma  acção de âmbito nacional de limpeza da floresta portuguesa. Leia Mais...

Este projecto conta com o apoio e patrocínio de várias instituições nacionais, entre as quais a Presidência da República, Autoridade Nacional de Protecção Civil e Exército Português.

"O Projecto Limpar Portugal também está aberto a parcerias com instituições e empresas, públicas e/ou privadas, que, através da cedência de meios (humanos e/ou materiais à excepção de dinheiro) estejam interessadas em dar o seu apoio ao movimento."(Fonte: Sitio de Internet do Projecto Limpar Portugal).

O Município do nosso concelho (Mirandela), segundo o informado, também aderiu a esta iniciativa.
Leia Mais...


sábado, 13 de março de 2010

VALE DE JUNCAL: PONTE DA FORMIGOSA

Descrição
Ponte da Formigosa

Trata-se de uma ponte medieval de tabuleiro horizontal, assente em cinco arcos desiguais de volta redonda, destinada ao atravessamento do rio Tuela, já próximo da sua junção ao Rabaçal. Os três arcos centrais da ponte são idênticos entre si e maiores do que os dois junto às margens . O aparelho é constituído por blocos regulares de xisto. As aduelas são estreitas e compridas e com o extradorso irregular. Todos os pegões estão reforçados com contrafortes de talhante e talha-mar triangulares. Os encontros são mais largos do que o corpo da ponte e construídos com aparelho de xisto mais regular.

Época de Construção
Idade Média / Idade Moderna.

Cronologia
Idade Média — Provável construção;
Idade Moderna — Reconstruções;
Séc. XIX, 2ª metade — Provável reforma dos encontros.
Fonte: 
Sitio de Internet Bragançanet



Com a  empreitada  de reparação e requalificação da EN315, será alargado (cujos trabalhos estão a decorrer)   o tabuleiro desta ponte.













Ponte da Formigosa, localização: Veja - clique aqui - em maps google