sábado, 29 de maio de 2010

APOIO AGRO E SILVO-AMBIENTAIS - PAS 2011

Candidaturas ao Apoio Agro e Silvo-Ambientais
O prazo de candidaturas ao Apoio Agro e Silvo-Ambientais decorre até 18 de Junho de 2010. Leia mais...(Sitio de Internet do IFADAP)


Quotas Leiteiras:
Candidatura à Reserva Nacional

Aproveitamos para referir que, no âmbito das  "Reserva Nacional - Quotas Leiteiras" o prazo de candidaturas à Reserva Nacional (Regime de Imposição sobre os Excedentes no Sector do Leite, Quotas Leiteiras) decorre até dia 30 de Junho de 2010.Leia mais...(Sitio de Internet do IFADAP)





terça-feira, 25 de maio de 2010

BRISA VAI ACABAR COM COBRANÇA MANUAL DE PORTAGENS


Segundo notícias vinculadas por vários órgãos da comunicação social, a Brisa, principal concessionária de auto-estradas em Portugal, vai começar em Junho a instalar máquinas automáticas (sistemas de cobrança de portagens VIA MANUAL) para o pagamento de portagens em toda a sua rede, deixando assim de ter portageiros.
Segundo a  Brisa, a introdução deste novo meio de pagamento será feito ao longo do tempo de forma gradual. Para os actuais portageiros teme-se um despedimento de cerca de 900 trabalhadores (são actualmente 1.280) , uma vez que, segundo o Jornal de Negócios (Leia mais...) a empresa "vai avançar com um processo de rescisões voluntárias dos contratos de trabalho dos operadores dos postos de portagem"

Leia mais...

segunda-feira, 24 de maio de 2010

12 de JUNHO, CHURRASCADA DOS SANTOS POPULARES

Sábado, 12 de Junho, pelas 20.00 (Fim da tarde) e no seguimento do que vem sendo habitual por ocasião dos Santos Populares, teremos uma churrascada (lanche/jantar).
Carnes, bebidas,  boa disposição, etc. etc., isto é, "na forma do costume"!
Agradecemos a todos os que venham (e contamos com todos) o favor de no-lo comunicarem até Quinta-Feira (dia 10) para que as falhas possam ser minoradas!
Até lá!

terça-feira, 18 de maio de 2010

IRS: 28 DE MAIO É O ÚLTIMO DIA PARA ENTREGA DA MODELO 3

IRS
(Imposto Sobre o Rendimentos das Pessoas Singulares)

A entrega da declaração Modelo 3, por transmissão electrónica de dados, pelos sujeitos passivos titulares de    rendimentos  das categorias B (empresariais e profissionais), E (capitais), F (prediais) e G (mais valias) - além dos  rendimentos de trabalho dependente e ou pensões, se os houver - decorre até ao próximo dia 28 do corrente mês de Maio.  

Para  quem tiver rendimentos exclusivamente das Categorias A (trabalho dependende) e H (Pensões) o  prazo para entrega da Modelo 3 decorreu em até 18 de Abril.


IRC
(Imposto Sobre o Rendimentos das Pessoas Colectivas) 

A entrega da declaração de rendimentos Modelo 22, por transmissão electrónica de dados, pelas entidades sujeitas a IRC cujo período de tributação seja coincidente com o ano civil, decorre até ao dia 31 do corrente mês de  Maio.


Nota:
Este post tem carácter meramente informativo,  não vincula esta Associação por por qualquer lapso ou omissão nem dispensa a leitura dos normas legais que legislam sobre o assunto. 

domingo, 16 de maio de 2010

160 MILHÕES DE EUROS PARA A REGIÃO DO DOURO

A região do Douro vai receber 160 milhões de euros, para investir no Turismo, centros escolares e requalificação urbana, além da rede de competitividade Douro Alliance, o novo hospital de Lamego e o parque da Ciência e Tecnologia.
Fundos comunitárias através do Programa ON.2 NOVO NORTE, elegeram investimentos na Região do Douro que atingem os 160 milhões de euros, entre novos projectos e alguns já em curso.

 Carlos Laje, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN),  enumera os projectos em vista e os custos que, somados, atingem os 160 milhões de euros: “no que diz respeito ao sistema escolar da Região Dermarcada do Douro, está em execução um conjunto de investimentos, financiados pelo programa operacional regional, de 20 milhões de euros. No que respeita à regeneração e reabilitação urbana, para os centros urbanos dos 19 municípios [da região demarcada], estão já afectados 45 milhões de euros”. A este valor acresce o da Rede Urbana para a Competitividade e Inovação, a Douro Aliance, de 12 milhões de euros, e a construção do hospital de proximidade de Lamego que conta com um investimento de 20 milhões de euros comunitários. O Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e do Instituto Politécnico de Bragança representa ainda um investimento de 10 a 15 milhões de euros, se aprovado. “Tudo isto somado representa 160 milhões de euros”, explicou o responsável.
Fonte: RBA Leia mais...

sexta-feira, 14 de maio de 2010

OURO JÁ VALORIZOU 24% EM 2010!

Desde o início do ano que, os cerca de 31 gramas que compõem uma onça de ouro já subiram aproximadamente 24%. A desvalorização do euro também contribuiu para esta valorização e, como sempre, quando os mercados financeiros afundam o ouro dá o alerta.

A cotação do ouro atingiu, em 11 de Maio, os 1246 dólares por onça em Nova Iorque.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

À BEIRA DO PRECIPÍCIO OU COMO (NÃO) SE RESOLVE UMA CRISE ECONÓMICA

(Artigo de Opinião

...OU COMO (NÃO) SE RESOLVE UMA CRISE ECONÓMICA

Ainda há bem pouco tempo ouvíamos os dirigentes políticos nacionais "jurar a pés juntos" (como se diz na nossa terra) que, a  crise teria de ser vencida  com a redução da  despesa pública e o aumento da produtividade e não através do agravamento da "carga fiscal".  Avaliada a promessa pelo quão espremido está o nosso povo, ela até fazia todo o sentido.

Todavia, passados alguns dias  temos em mãos o cumprimento de tal "juramento" expresso num rol de brilhantes decisões - qual ovo de Colombo! - e a prova provada de como é fácil para os "tesoureiros nacionais" obter receitas. Com efeito, lemos - e ouvimos -  hoje que, Governo e PSD  terão chegado a um acordo sobre a  forma  de realizar receitas para reduzir o deficit das contas públicas:
- Aumento do IVA em 1% (todos iremos pagar mais 1% em tudo o que se consome desde os bens alimentares essenciais até aos medicamentos);
 Mas não é só IVA, o cocktail é servido completo. Aumento do IRS em 1% e 1,5% nos rendimentos da categoria A (Trabalho dependente) conforme os salários sejam superiores, ou inferiores,  a 2.375,00, respectivamente.
As maiores empresas,  vão ser sujeitas a uma "taxa crise", de 2,5%. sobre os lucros.
Com isto  espera o Governo \obter mil milhões de euros adicionais em receita!

Disto flui uma séria probabilidade: pode resolver uma problema financeiro imediato mas, com toda a certeza,  agravará a  médio (senão ainda a curto) prazo a situação económica do país. Oxalá esteja enganado.

Resta-me parafrasear o que há muitas dezenas de anos  um ilustríssimo homem de letras nacional escreveu:  "políticos são aqueles que nos tornam o presente atroz em nome de um futuro melhor"!

Um abraço,
Aníbal José de Sousa.

PS: Estas medidas, segundo os especialistas em questões de finanças públicas,  permitiriam apresentar uma proposta de redução do défice mais ambiciosa do que a assumida neste fim-de-semana, para 7%, em vez de 7,3% do PIB!

Nota:
O constante deste artigo expressa apenas a opinião do autor e não vincula a instituição que titula este blogue.

terça-feira, 4 de maio de 2010

RECENSEAMENTO AGRÍCOLA 2009

O Instituto Nacional de Estatística (INE) está a realizar o RA09 - Recenseamento Agrícola 2009 das explorações agrícolas, operação através da qual se vai obter informação que irá permitir efectuar a caracterização da agricultura do país, das estruturas de produção, da população rural e dos modos de produção agrícola.
Para a realização do RA09, o INE conta com a colaboração do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas - Direcções Regionais de Agricultura e Pescas e Gabinete de Planeamento e Políticas - na preparação e execução das diversas etapas da recolha de dados e na análise dos resultados.
Este conhecimento é imprescindível para a tomada de decisões de diferentes âmbitos, como sejam os das políticas económicas, regionais, sociais e até ambientais.
(Fonte: Sitio de Internert do Ministério da Agricultura, acesso em 04-05-2010).