quinta-feira, 19 de agosto de 2010

TVE: MAGNIFICO DOCUMENTÁRIO SOBRE PORTUGAL

Sob o título "Paraísos Cercanos," uno  DOCUMENTAL DE VIAJES, DEDICADO A PORTUGAL, DONDE SE VISITAN LOS LUGARES DE MAYOR INTERÉS TURíSTICO DEL PAíS", a televisão espanhola (TVE) realizou um magnifico documentário sobre Portugal, editado em "La 2" no dia 01/08/2010.

Tem 56 minutos, começa no Algarve e  segue para o Norte, Alentejo, Centro e Lisboa (os tempos por localidades estão indicados em baixo) este documentário mostra-nos  imagens de Portugal que, no mínimo, podemos adjectivar de extraordinários e  magnificas!
Lamentavelmente não temos memória de que alguma das nossas televisões tenha passado algo tão bem feito.
 
(E aqui também)
Ligue o som, opte pelo formato "ecran inteiro" e... vale a pena ver!


.

2010: TEMPERATURAS MAIS ALTAS DE SEMPRE EM VÁRIOS PAÍSES

Em três meses, Portugal registou quatro ondas de calor, ou seja, períodos de pelo menos seis dias com temperaturas cinco graus superiores à média. Estes extremos contribuíram para tornar Julho o mês mais quente dos últimos 79 anos (desde 1931) e, certamente que este mês de Agosto confirmará recordes muito mais alargados.


O Paquistão, agora afectado pelas maiores cheias do século, registou  temperaturas recorde de 53,5º.


Junho de 2010 terá sido, já,  o mês mais quente da Terra e o quarto mês consecutivo em que a temperatura combinada da terra e do mar bateu recordes, segundo  informou o Centro de Dados Sobre o Clima do governo dos EUA. Os números divulgados pela Administração Nacional do Oceano e da Atmosfera (NOAA, na sigla em inglês) indicam que 2010 tende a ser o ano mais quente da história desde 1880, quando os registos de temperatura se iniciaram. A tendência a um mundo mais quente é agora inquestionável.Leia mais


A OMM admite que os últimos registos de catástrofes de origem climática superam "em intensidade, duração e extensão geográfica" as maiores registados na história e que, com o aquecimento global, estas calamidades vão tornar-se mais frequentes.
Fonte: SIC. Leia mais

Também, segundo a revista CiênciaHoje, edição online, estamos perante a onde de calor mais grave do milénio. Leia mais

Ora, mais calor é sinónimo de mais incêndios, e como tal é essa exactamente a realidade que, também em Portugal, temos vivido neste mês de Agosto, com especial relevância para os incêndios ocorridos na região da Serra da Estrela,  no concelho de São Pedro do Sul,  no Gerês e no Alvão, quer pela dimensão das áreas ardidas quer também porque alguns destes incêndios destruíram, irremediavelmente, parques naturais  e florestas protegidas. Além do desastre ecológico, esta realidade, reflectir-se-à também na economia nacional, enfraquecendo a sua recuperação, com efeitos directos nas contas públicas e, inevitavelmente,  PIB.