segunda-feira, 30 de maio de 2011

IRS: PRAZO PARA ENTREGA TERMINA EM 31 DE MAIO (AMANHÃ)

Termina amanhã, dia 31 de Maio, o prazo para entrega à Administração Fiscal  das declarações de rendimentos,  Modelo 3, de IRS (Pessoas Singulares) e Modelo 22, de IRC (Pessoas Colectivas).

31-05-2011 - IRS – Declaração de rendimentos mod. 3 (Categorias A, B, E, F, G e H)
Entrega, via Internet, pelos sujeitos passivos de IRS, da declaração mod. 3, com rendimentos das Categorias A, B, E, F, G e H. Se tiverem auferido rendimentos destas categorias no estrangeiro, terão de preencher o Anexo J.
Esta declaração é entregue, como acima referimos,  via electrónica (Internet). O prazo para entrega em suporte de papel terminou em 30 de Abril.

31-05-2011 - Modelo 22 / IRC
Data limite para o envio da declaração de rendimentos, Modelo 22, de IRC, do exercício de 2010, e pagamento do respectivo imposto, se for caso disso.
Este documento é entregue via electrónica (Internet), não sendo possível fazê-lo por outra via.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

PASSADOS CERCA DE 30 ANOS... QUEM CONHECE QUEM?!

Porque hoje o assunto é futebol, sendo causa principal a final da Liga Europa ( EUROPA LEAGUE) com vitória do F. C. do PORTO (1-0) sobre o SC de BRAGA, em jogo disputado em Dublin (Rep. da Irlanda), numa memorável e inédita final disputada entre estas duas equipas portuguesas. 
Saiba mais »»

Todavia, rebuscando nas nossas "memórias" veio-nos à mão esta fotografia de uma outra fantástica (até porque  espontânea) equipa de futebol, esta cá da aldeia,  improvisada mais ou menos na hora para o, ao tempo,  tradicional jogo de futebol nas festas de uma localidade vizinha. Convidados de honra! Quem apareceu foi jogar! Camisolas? Eram 11! Treinador, Massagista, Directores, etc. etc. não se precisavam, afinal esses não jogam/jogavam.

Há mais ou menos 30 anos ! Tudo se transforma! Estes eram mesmo craques!
Em pé (da esquerda para a direita): Zezé Pinto, Dinis Sousa, Américo Silva, Humberto Meireles, David Meireles, Candido Meireles e Aníbal Sousa.
Em baixo (da esquerda para a direita): Mário Vidago, Chico Baptista, Fernando Pinto, Laurentino Pires, Victor Sousa e Armindo Pires.

terça-feira, 17 de maio de 2011

FUTEBOL: SPORT CLUBE DE MIRANDELA SUBIU À 2.ª DIVISÃO NACIONAL

O Sport Clube de Mirandela é a instituição desportiva mais antiga do distrito de Bragança e a segunda mais antiga em toda a região de Trás-os-Montes, tendo sido fundada a 10 de Junho de 1926. Logo no início, os seus fundadores tiveram a preocupação, rara naquela época, de não limitar a actividade desportiva ao futebol, pelo que criaram, por exemplo, secções de ginástica e atletismo. Actualmente está filiado na Federação Portuguesa de Futebol e na (...)  Saiba mais »»

Actualmente a disputar a fase de subida da 3.ª Divisão Nacional, o S.C. de Mirandela com o empate (1-1) alcançado no passado domingo em Viana do Castelo manteve os 8 pontos de vantagem sobre o segundo (Limianos, que empatou em Fão) assegurando desde já, a 2 jornadas do fim da prova, a subida à 2.ª Divisão Nacional (2.ª Divisão B), que disputará na próxima época, onde terá como adversários, entre outros, os nossos vizinhos Chaves e Macedo de Cavaleiros.

Sorte inversa teve o G.D. Bragança cuja despromoção à 3.ª Divisão Nacional já é inevitável.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

O ZÉ MOLAS

Por Zé dos Anjos.

 Há muito que não vemos o Zé Molas, mas lembramo-nos das tantas vezes que, pelo fim da tarde, de regresso a casa, bicicleta travões de alavanca pela mão, o encontrávamos cumprida já a 10ª ou 11.ª “estação” da sua vespertina via sacra “etílica”.  Até casa, onde chegaria lá para a hora da janta, decerto que completaria a penitência.

O jantar, dizia-nos, era, geralmente, uma malga de caldo arrefecido com meia caneca de tinto. A Ana, sua prestimosa esposa, via-se grega para aturar os descontroles e devaneios do Zé Molas, que resmungava por tudo e por nada e, não raras vezes, até lhe chamava todos aqueles nomes feios!!! Ou pela sua “incompetência” devido ao permanente efeito “anestésico” do álcool ou, mesmo, por natureza, era danado de ciumento da mulher! Resmungava que se fartava, porque via a dobrar ou porque nem conseguia abrir os olhos... sempre aquele pensamento fixo de que a mulher lhe era infiel. Raio de cisma!

Para ir para a cama, no exíguo quarto mesmo ao lado da cozinha, era o cabo dos trabalhos! Não, não era homem de muitas bebedeiras, pensamos bem que, havia alturas em que uma só dava para toda a semana, senão mesmo para o mês! Mas, isso sim, homem de convicções feitas cisma! Muitas vezes, a meio da noite, mandava a mulher acender a luz para se certificar que não havia mais ninguém lá do outro lado da cama!

Nesse dia lá conseguiu ir para a cama. Já a noite ia avançada, ressonava que até as vidraças tremiam, deitado para o lado, com os seus aproximados 150 kg sobre o braço esquerdo, quando uma apneia seguida de um ronco mais alto o fizeram acordar a estrebuchar. A sua mão direita encontra num braço.... e grita para a mulher:
  “ANA, ESTE BRAÇO É TEU?”!
Perante a negativa da mulher, que acordou assustada, berrou com voz roufenha - ou do sono ou da carraspana ainda em destilação – ao mesmo tempo que, na “luta”, tombava da cama para o chão:
 “Ah, seu filho da p*****, agora é que te apanhei, não me foges, tenho-te bem seguro” !
 “ANA - grita para a mulher -  acende-me a merda da luz, DEPRESSA, que tenho aqui o gajo, agora é que vou esganá-lo, desta vez não me  foge
A mulher assustada acende a luz e, no chão, lá anda o Zé Molas rebolando-se agarrado com toda a força o seu próprio braço esquerdo.... !

Nota do autor:  
Os factos e personagens deste texto são fictícias. Qualquer semelhança com pessoas ou fatos reais é mera coincidência.

domingo, 8 de maio de 2011

ALHEIRA DE MIRANDELA: FINALISTA NO CONCURSO AS 7 MARAVILHAS DA GASTRONOMIA

 De 433 pratos típicos concorrentes e 70 pré-finalistas, foram hoje anunciados os  21 pratos finalistas que vão  estar a votação pública até 7 de Setembro, entre os quais se encontra a Alheira de Mirandela (Categoria: Entradas). 
A selecção que teve o apoio de um Conselho Científico, constituído, entre outras entidades, pela Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, a Federação Minha Terra, a Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, as Escolas de Hotelaria do Turismo de Portugal.  
Eis os pratos PRATOS FINALISTAS:

Entradas: Alheira de Mirandela, pastel de bacalhau, queijo Serra da Estrela
Sopa: Açorda à alentejana, caldo verde, sopa da pedra
Marisco: Amêijoas à Bulhão Pato, arroz de marisco, xarém com conquilhas
Peixe: Bacalhau à Gomes de Sá, polvo assado no forno, sardinha assada
Carne: Chanfana, leitão da Bairrada, tripas à moda do Porto
Caça: Coelho à caçador, coelho do Porto Santo à caçador, perdiz de escabeche de Alpedrinha
Doces: Pastéis de Tentúgal, pastel de Belém, pudim abade de Priscos


Um  BOM EXEMPLO de como cozinhar!

 






 

sexta-feira, 6 de maio de 2011

O TONHO CLARA

Por Zé dos Anjos

Muitos eram os Antónios lá da aldeia, mas não tantos como as Marias. Uns e outros eram, geralmente, conhecidos não pelos apelidos próprios mas sim pela extensão do nome do cônjuge ao seu próprio nome. Tínhamos assim, o Tonho Bernardete,  o Tonho Heleno, o Tonho Carmelino, o Tonho Rosa, o Tonho Belo, etc. etc.

Tonho Clara  era  um homem magro, pequena estatura, pouco mais de 1,50m,  seco de carnes, tez tostada pelo sol e pelo trabalho árduo do campo durante toda uma vida. Já teria ultrapassado os 50 anos. Homem de paz e boas vontades, por isso não é de estranhar que as Senhoras proprietárias do maior feudo da aldeia, D. Flora e D. Isménia, lá do seu inexpugnável palacete Século XVIII, regularmente o chamassem para vários recados do quotidiano.

Nesse dia vinha o Tonho Clara de mais uma tarefa  de que as Senhoras  o haviam incumbido. Chegou pelo comboio uma encomenda e foi preciso que o Tonho a  fosse buscar. Mais de duas léguas de ida e volta  até à estação. Cansado pelo peso da tarifa – mais de uma arroba -  e passo apressado por causa da chuva que já lhe molhava os ossos (e não se via jeito de parar), com os pés a nadar dentro dos socos de pau bem revestido de brochas, curvado sob a  roupa a pingar água  que pesava que se fartava,  esbaforido... eis como o Tonho Clara  chega a casa da Senhoras.

-Viva Vossa Excelência Sr.a D. Isménia muito boa tarde!, saudou o Tonho depois da porta se abrir.
-Ó António, como é que vens!!!  Exclamou a D. Isménia condoída!
-Saiba V. Exa. que foi o comboio que veio “atrasiado”! Justificou-se o Tonho pela demora.
-Óh António, entra, entra!
-Não Senhora, não senhora. Não é preciso...
-Entra homem, que estás todo molhado, ENTRA...! Ordenou a boa D. Isménia.
-Muito obrigado a V. Ex.as mas não é preciso, tem aqui a sua encomendinha!
-Anda, homem, ENTRA, vem aquecer-te um pouco á lareira, não sejas bruto, sai-me dessa chuva!
-Muito agradecido, mas não vale pena, muito obrigado a V. Ex.as.
-Ó  seu grandessissimo BURRO.... ENTRA que ainda apanhas uma pneumonia...
-Então com sua licença...

Chamar ou não pelo nome! Eis a diferença!


Nota do autor: 
Os factos e personagens deste texto são fictícias. Qualquer semelhança com pessoas ou fatos reais é mera coincidência.