domingo, 11 de setembro de 2011

ALHEIRA DE MIRANDELA, ELEITA UMA DAS 7 MARAVILHAS DA GASTRONOMIA


Alheira de Mirandela, queijo Serra da Estrela, caldo verde, arroz de marisco, sardinha assada, leitão da Bairrada, pastel de Belém - são estas, de acordo com uma votação popular, as sete maravilhas da gastronomia portuguesa. Fonte: Jornal O Público.Saiba mais »»

O anúncio público aconteceu durante um espectáculo que a RTP transmitiu em directo, realizado ontem à noite (10 de Setembro) em Santarém e resultado dos 899.069 votos que a organização recebeu entre 07 de maio e 07 de setembro.

Foram 21 as iguarias finalistas seleccionadas por um painel de especialistas, divididas em 7 categorias (três pratos por categoria): Entradas, sopas, marisco, peixes, carnes, caça e doces. Em votação estiveram os pastéis de bacalhau, alheira de Mirandela e queijo Serra da Estrela (entradas), açorda alentejana, caldo verde e sopa da pedra (sopas), amêijoas à Bulhão Pato, arroz de marisco e xarém com conquilhas (mariscos), bacalhau à Gomes de Sá, polvo assado no forno e sardinha assada (peixes), chanfana, leitão da Bairrada e tripas à moda do Porto (carnes), coelho à caçador, coelho à Porto Santo, à caçador e perdiz de escabeche de Alpedrinha (caça) e, nos doces, pastel de Belém, pastel de Tentúgal e pudim Abade Priscos. A categoria "caça" não elegeu nenhum dos pratos seleccionados que faziam parte dos finalistas.

A promotora das 7 Maravilhas começou, em 2007, por participar na declaração das “Novas 7 Maravilhas do Mundo”, promovendo ao mesmo tempo a eleição das “7 Maravilhas de Portugal”, seguindo-se as escolhas das “7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo” e das “7 Maravilhas Naturais de Portugal” sendo agora a vez das "7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa".


Alheira: Especialidade tradicional e história,Saiba mais »»


Sem comentários: