domingo, 8 de abril de 2012

ARTES: FOTOGRAFIA (I)

A andorinha. Diz-se que chega com a primavera. Durante a primavera e o verão esta ave migratória é muito comum na nossa região, onde nidifica e se reproduz.

"A andorinha-dos-beirais ou andorinho-dos-beirais (Delichon urbicum) é uma pequena ave migratória pertencente à família das andorinhas (Hirundinidae), estival na Europa (exceto Islândia), Norte de África e regiões temperadas da Ásia, e invernal na África subsariana e Ásia tropical. Alimenta-se exclusivamente de insetos, que captura em pleno voo, pelo que migra para climas com abundância de insetos voadores. Tem a cabeça e a parte superior do corpo preto-azuladas, contrastando com o branco do uropígio e da parte inferior do corpo.
Pode ser encontrada tanto em campo aberto como em zonas habitadas pelo homem. Constrói ninhos fechados em forma de taça com lama e palha sob os beirais dos edifícios ou locais semelhantes, normalmente em colónias.A sua proximidade ao homem é de forma geral tolerada devido aos seus hábitos insetívoros, conduzindo a diversas referências literárias e culturais (...)." Fonte: Wikipedia. Saiba mais»»

A seguir deixamos uma excelente fotografia desta ave, que publicamos com autorização do autor. 

Swallow Front
Andorinha, by Zebarnabé  ( José Nuno Pinto de Sousa), sócio n.º 22

.

1 comentário:

Zeca disse...

Deixo apenas uma observação de que a andorinha na foto é uma andorinha-das-chaminés, genero Hirundo, especie rustica, subespecie rustica.

No brazil é conhecida como andorinha-de-bando ou andorinha-de-pescoço-vermelho, o nome em inglês é Barn Swallow (andorinha dos celeiros) e trata-se da andorinha mais comum no mundo.