segunda-feira, 12 de setembro de 2011

RENDAS PODEM AUMENTAR 3,2 % EM 2012

Em 2012 as rendas das casas podem aumentar 3,19%.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publicou hoje os  valores da inflação relativos a Agosto de 2011 e destes podemos concluir que, o valor das rendas pode aumentar 3,19% em 2012.  Trata-se de um valor muito superior ao fixado em 2010 que foi de  0,3%. Assim para conhecer o novo valor da renda (a aplicar a partir do mês de "aniversário" do respectivo contrato) basta multiplicar o valor actual  (em euros) por 1,0319.

Este aumento ainda não é oficial, pois para  que o mesmo se oficialize o INE tem de publicar um aviso em Diário da República até ao dia 30 de Outubro. Aviso que fixará o factor definitivo de actualização.

Caso o senhorio pretenda actualizar o valor da renda, têm de comunicar por escrito ao arrendatário, com uma antecedência mínima de 30 dias, o coeficiente de actualização e o novo valor da renda. relembramos que, de acordo com a lei, a primeira actualização pode ser exigida pelo senhorio um ano após a vigência do contrato.



1 comentário:

Paulo disse...

Acho muito bem que comecem a actualizar o mercado de arrendamento, embora já vai muito tarde. A maior parte dos centros estão envelhecidos e com comércio de má qualidade.

Se as actualizações das rendas antigas tivessem sido atualizadas há alguns anos atrás pelo menos em 30% no comércio tradicional, hoje teriámos mais empregos, mais turismo e uma cidade mais recuperada.

Atualmente temos um comércio envelhecido que só sobrevive porquê pagam valores simbólicos pelas lojas e mesmo assim este tipo de comércio apresentam prejuízos todos os anos e as Finanças deixam este tipo de má pratica continuar.

Já agora, as entidades que dizem proteger o património histórico são uma "treta" e com a má política de "URBANISMO" que praticam, mas valia serem fechadas, poupariam muito dinheiro ao contribuinte.



PS: Não sou proprietário, mas estou farto de ver as cidades velhas a cairem por todo Portugal e ver um comércio deficiente ocupando áreas turísticas sem nada para oferecer aos visitantes.