quarta-feira, 23 de novembro de 2011

DA OLIVEIRA AO AZEITE

A oliveira e o azeite são verdadeiros ex-libris do concelho de Mirandela. Aqui se produzem alguns dos melhores azeites do mundo. Quinta do Romeu (e ainda), Quinta de Vale do Conde, D'Avantos, Quinta da Fonte-Vale de Madeiro, João das Barbas, de Constança Doutel de Andrade, etc. etc., são algumas das marcas de azeites produzidas no concelho de Mirandela mais recentemente premiados em vários concursos internacionais.
Também as produções de outros concelhos limítrofes têm sido reconhecidos pela sua excelência, lembramo-nos  do  Azeite Porca de Murça, Quinta do Crasto, Cooperativa de Valpaços,  Cooperativa de Vila Flor, além de outros. A Denominação de Origem “Azeite de Trás-os-Montes” (DOP) tem vindo a afirmar-se pela sua elevada qualidade e "é um azeite equilibrado, com cheiro e sabor a fruto fresco, por vezes amendoado, e com uma sensação notável de doce, verde, amargo e picante". Saiba mais »»

A apanha da azeitona decorre entre Novembro e Janeiro, estamos pois em plena época da colheita deste fruto. Um trabalho árduo, difícil , não só pelo esforço físico como também pelo rigor do clima que nesta época (muita humidade e muito frio) se verifica no nordeste transmontano. A utilização de meios mecânicos, não só como ferramentas facilitadores das tarefas como também pela escassez de mão de obra para estas tarefas, tem vindo a generalizar-se, desde a pequena máquina de uso pessoal até às máquinas de grande porte, umas auto motorizadas e outras acopladas a tractores.

História:
A plantação de olivais em Mirandela e seu termo deve datar da primeira metade do séc. XVI, pois já o Dr. João de Barros, diz na sua Geografia, “...e muito pouco há que ali se plantaram as primeiras oliveiras, e agora há muito azeite na terra.Fonte:sitio Internet C.M.M., Saiba mais »»

"O consumo de azeite em Trás-os-Montes remonta à Antiguidade. A plantação de olivais em Mirandela deve datar da primeira metade do século XVI pois em 1609 relatava-se que os olivais eram modernos. A produção de azeite no concelho de Mirandela era em 1886 de cerca de 457 pipas de 625 litros. A produção em 1894 foi de 776 quilolitros e em 1896 existiam na vila de Mirandela 12 lagares de azeite. Em 1903 um azeite desta região ganhou a medalha de prata na Exposição Agrícola. Em 1908 referem-se quais as variedades predominantes nos olivais e em 1942, num estudo que tinha por base a boa tradição oleícola, foi individualizada a região do Nordeste Transmontano." Fonte: Ministério da Agricultura, Produtos de Qualidade em Portugal. Saiba Mais»»

Disto flui que, Trás-Os-Montes não é só terra de alheiras, castanhas, presuntos, frio, gelo e neve. Experimente o azeite desta região com a certeza de que estará, provavelmente,  perante um dos melhores azeites do mundo.

Sem comentários: