domingo, 12 de dezembro de 2010

FIGURAS: NUNO CANAVEZ

"A casa do reino maravilhoso do livreiro amigo de Torga. 
 A casa era "pouco recomendável", antes de os livros, muitos deles raros, encontrarem aí abrigo  seguro. Foi há 98 anos: a livraria resiste com pudor e prepara-se já para o centenário.

(...) E assim havia de continuar longos e bons anos. O actual dono da Académica, Nuno Canavez, um dos mais antigos alfarrabistas do Porto, entrou na livraria como marçano no ano de 1947. Chegava da aldeia de Vale de Juncal, Mirandela. Trocava o "Reino Maravilhoso" de Trás-os-Montes pelos livros. Os livros que o prenderam, os livros que povoam a sua vida toda (..)"(Diário de Notícias)Leia [+]

Vale de Juncal, 2010. A casa onde nasceu Nuno Canavez.
Nuno Canavez, nosso conterrâneo, nosso sócio (n.º 2 !), filho do nosso "patrono" (Eduardo Canavez, cujo nome, por memória e em homenagem, esta associação usa como denominação) é, ainda, um benemérito muito especial desta casa, mas, acima de tudo, UM GRANDE AMIGO. Para ele um grande abraço e, em nome dos OS desta colectividade e de todos os seus membros,um enorme BEM HAJA.


PS.:
Acabei de ler um comentário deixado por um "anónimo" acerca da casa que ilustra este post. Tal a pertinência e valor do seu conteúdo que não podia deixar de (citando-o) trazer a este espaço:
"Anónimo disse...
A casa onde pela 1ª vez as pessoas da aldeia assistiram ás novelas Gabriela, Escrava Isaura, Casarão, etc., Festival da Eurovisão, Touradas, Cornélia e outros programas. Decorria a década de 70  e era utilizada uma TV a bateria, a  casa estava aberta para todos. A casa onde o carteiro recebeu ordens para colocar o jornal diário na varanda ao alcance de qualquer pessoa,interessada na sua leitura."


4 comentários:

Anónimo disse...

A casa onde pela 1ª vez as pessoas da aldeia assistiram ás, Novelas Gabriela, Escrava Isaura, Casarão,
Etc.Festival da Eurovisão, Touradas
cornélia e outros programas.
Decorria a década de 70, e era utilizada uma TV a Bateria,a casa estava aberta para todos.A casa onde o carteiro recebeu ordens para colocar o jornal diário na varanda ao alcance de qualquer pessoa,interessada na sua leitura.

Anónimo disse...

Bons tempos!!! Porque eramos mais novos! Mas, agora só se fala de crise de tempos dificeis, mas nesse tempo não tinhamos àgua em casa, nem luz, não havia Internet,nem telemóveis, nem tão pouco telefone e televisão havia a do Sr.Eduardo, era aí " o ponto de encontro". E era uma alegria. Havia tão pouco e ninguém se queixava!! Agora, nos tempos de crise, ninguém dispensa as novas tecnologias e outras coisas.

Anónimo disse...

É pelo que leio aqui e pela generosidade transmontana(que é única)que tenho orgulho dos transmontanos e de ser transmontana.Havia humanidade, consciência, formação. Infelizmente hoje só há tecnologia , má formação, deseducação, igoísmo, inveja e soberba...tudo futilidades, vazio...
Saudações amigas

Anónimo disse...

...lembro-me perfeitamente como se fosse hoje e já passaram tantos anos, foi onde vi pela primeira vez TV e onde vi o meu 1º filme de cowboys, claro TV ligada a uma bateria. O Sr Eduardo Canavez, pessoa excepcional em todas as suas vertentes, jamais será esquecido, suas palavras amigas e seus ensinamentos ficaram eternamente no meu coração…