quinta-feira, 10 de março de 2011

A "MIMOSEIRA" (ACÁCIA DEALBADA; ACÁCIA MIMOSA)

MIMOSEIRA
Nome vulgar: Acácia dealbada; acácia mimosa.

Com o aproximar da primavera  é bonito ver os nossos campos "salpicados" deste amarelo brilhante e aveludado, bem como as bermas de muitas das nossas estradas transformadas em magníficos canteiros gigantes,  por "força" e beleza desta espécie de produção espontânea.

Também aqui, no espaço exterior da nossa associação,  possuímos dois belíssimos exemplares desta planta que, revigorados após uma adequada  poda, nos oferecem nesta ocasião uma "decoração" deslumbrante.

Originária da Austrália e da Tasmânia foi introduzida em Portugal para fins ornamentais e cultivada (no passado) como espécie florestal e para fixação de solos. Pela sua fácil propagação e adaptação a qualquer solo, não é de todo "pacifica" a coexistência desta espécie com a generalidade  da  flora,  possuindo o estatuto de "planta invasora"  e é, provavelmente, a espécie invasora mais agressiva  em sistemas terrestres em Portugal continental. Não há bela sem senão!.Saiba mais...

1 comentário:

Anónimo disse...

Está muito linda a mimosa! Cheira a Primavera. E como de vez em quando é preciso mudar de visual, também acho bonita a nova apresentação.