terça-feira, 20 de dezembro de 2011

ASSIM VAI A VIDA CÁ PELA ALDEIA

Opinião
Por Zé dos Anjos

Com o 2011 quase a terminar, um ano que foi marcante pelo agravamento generalizado dos preços dos bens e serviços essenciais, pela redução dos salários de muitos cidadãos, pelo aumento dos impostos, pelo crescimento exponencial do  desemprego, pela fome, pela miséria, pela insegurança crescente, etc.. seria, porventura, hora de aqui trazer boas noticias, não só pelo significado da época como também pelas provações que o agora finado ano já  nos trouxe.

Todavia,  infelizmente, a realidade é bem diferente. Depois do temporal que já sofremos, vamos ouvindo e capitalizando as noticias que vão correndo, as promessas dos nossos governantes (os quais teimam em nos perpectualizar um presente atroz  em nome de um futuro melhor, mas ninguém vive no futuro! a vida acontece, sempre,  no presente!), lidos alguns normativos que os nossos fazedores de leis vão produzindo (quiçá criando) e,  em vez da bonança  ou do arco-íris, só enxergamos nuvens negras e com elas a certeza de que, em vez de um temporal, aproxima-se um vendaval de efeitos imensuráveis e, ainda, majorado com  as reiteradas promessas de que todos teremos de ficar pobres, cada vez mais pobres, muito pobres mesmo para que ..., mas isto são outras questões, não consigo é entender como é que com tanta pobreza se podem pagar dividas!.

Depois de tanta provação, dizem-mos que temos de poupar, mas como poupar se as fontes produtoras de rendimentos vão secando, tanto pelo morrer da economia como pelo varrer para o erário publico de todos os recursos, os salários foram reduzidos (ou em vez de serem pagos aos trabalhadores são, por lei, entregues, no todo em em parte, directamente ao estado-legislador e ou estado-patrão!), os preços dos bens essenciais aumentaram (e vão aumentar muito mais) assustadoramente (...)?. Depois,  seja pequena ou grande a poupança, a máquina tributária (como estimulo à poupança!) vai  passar a recolher a colecta de 25% sobre o rendimento da mesma! Não há volta a dar-lhe!

Já sabemos que,
as RENDAS  vão aumentar 3,19%, os TELEMÓVEIS terão um aumento médio de  3,1%, os TRANSPORTES,  que já aumentaram em Agosto (cerca de 15%),  em Janeiro vão ser novamente actualizados, as PROPINAS sofrerão aumento, já que a fórmula de cálculo implica saber o valor médio da taxa de inflação em 2011, mas o Executivo está a contar com o aumento, já que inscreveu no OE/12 um aumento de 65 milhões de euros na receita global das propinas e este valor só é parcialmente justificado pelo aumento de alunos, o PÃO devido ao aumento das matérias-primas e outros gastos de fabrico, o CAFÉ (Aumento do IVA para 23%) e ainda pelo aumento do preço do próprio café, a ELECTRICIDADE (4%/Aumento para os consumidores domésticos), já com o IVA actualizado para 23% ocorrido em 2011, a RESTAURAÇÃO (Aumento do IVA para 23%), esta foi uma das medidas mais polémicas. O Governo alterou as tabelas do IVA, aumentando o imposto de alguns produtos. A restauração foi das mais afectadas, passou de 13% para 23%. Um pratinho de sopa ou uma sanduíche  passa a pagar a taxa de 23% de IVA, o mesmo que um marisco ou um whisky velho, o TABACO também sofrerá agravamento de preço peço aumento do imposto especial sobre o tabaco.

Agora, já não vou falar-vos do aumento das taxas moderadoras na saúde, do aumento dos bens de consumo pelo agravamento colossal das taxas de IVA que os tributam, da eliminação de muitas das deduções em sede de IRS, das portagens, etc. etc., Qual será o resultado de colheitas tão intensivas? Dizem que um terreno após tão intenso cultivo tornar-se-á estéril, e quiçá, pelo secar das nascentes, tão árido como um deserto. Bem, hoje ficamos por aqui. 

Um quadra festiva muito feliz.

Zé dos Anjos
20/12/2011.

Sem comentários: