quarta-feira, 3 de outubro de 2012

AUMENTO BRUTAL DE IMPOSTOS PARA 2013

 Opinião
 Zé dos Anjos, 2012/10/03.
Não sabemos se o enorme  cocktail hoje servido será (socialmente) explosivo, mas sabemos que é, sem dúvida,  profundamente repressivo e será fortemente depressivo e recessivo.


O Ministro das Finanças anunciou hoje, 03 de Outubro, de forma sucinta, um conjunto de medidas que irão constar do Orçamento do Estado para 2013, nas quais se prevê o agravamento do IRS em aproximadamente 35% (!!!!!), isto, segundo as palavras do próprio Ministro, é um "enorme aumento de impostos", que elevará a taxa média do IRS de 9,8 para 13,2 por cento. Então: (13,2-9,8)/9,8*100=34,69%.
  
Este crescimento será conseguido através  do agravamento de taxas (menos escalões e taxa máxima que poderá chegar aos 54,5%), criação de uma sobretaxa de 4%, agravamento das taxas liberatórias sobre rendimentos de capitais (dos actuais 21,5% para 28%), etc.; Parece-nos que nada escapa a este anunciado tsunami fiscal. Porque abrangerão a quase generalidade dos portugueses destacamos ainda o IMI e os impostos especiais de consumo (v.g. tabaco)  os quais sofrerão também agravamentos substanciais. Não sabemos se o enorme  cocktail  hoje servido será (socialmente) explosivo, mas sabemos que é, sem dúvida, profundamente repressivo e será fortemente depressivo e recessivo.

Nem tão pouco o anúncio (demagogo) de que "O Governo vai repor um subsídio aos funcionários públicos e 1,1 subsídios aos pensionistas e reformados..." suaviza o que aí vem, pois a carga fiscal que é acrescida cobrará ainda mais do que o subsídio que se salva! Efectivamente, na prática, o governo não vai repor nada, antes, vai pagar um dos subsídios mas vai cobrar, através da subida em impostos, muito mais do que o valor de outro subsídio. 

Disto flui a certeza de que, em 2013 os rendimentos disponíveis dos portugueses vão sofrer uma forte redução, pelo quão impressionante é, pelo que já se sabe, o aumento de impostos que aí vem. Vamos ainda aguardar pela proposta de Orçamento do Estado para 2013 a qual, de certeza, vai trazer-nos muitas mais notícias funestas.
Vídeo, análise de Pedro Santos Guerreiro, Fonte: Negóciosonline,Clique para aceder »»
Taxa máxima de IRS dispara para os 54,5%, Leia mais »»
Governo avança com nova sobretaxa de IRS em 2013, Leia mais »»
IMI vai disparar em 2013 sem cláusulas de salvaguarda, Leia mais »»
Taxas liberatórias sobre o capital sobem para 28%, Leia mais »»
Tabaco e bens de luxo vão pagar mais impostos, Leia mais »» 

Nota da administração do blogue:
O conteúdo deste artigo expressa apenas a opinião do autor e não vincula a instituição que titula este blogue.

Sem comentários: