sexta-feira, 19 de outubro de 2012

MIRANDELA, FINALMENTE LUZ VERDE PARA AS NOVAS INSTALAÇÕES DO ENSINO SUPERIOR

Segundo as noticias que temos lido nos últimos dias, estará prestes a ser ultrapassado, com a construção de um novo edifício, o problema da falta de instalações para o ensino superior público em Mirandela, que se arrasta há mais de uma década. 

Segundo o noticiado por vários órgãos da comunicação social, bem como nos sítios de Internet do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e do Município de Mirandela, estas duas entidades conseguiram, apesar da contenção financeira, assegurar financiamento para o investimento de 4,4 milhões de euros na construção de instalações para a Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela. 

Há mais de uma década que a Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela (EsACT) é das mais procuradas entre as cinco escolas do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), funcionando em instalações emprestadas do município de Mirandela e outras arrendados a entidades terceiras. 

O novo edifício já foi adjudicado e as obras deverão arrancar muito em breve, dependendo o seu início das ultimas formalidades burocráticas, designadamente a passagem pelo Tribunal de Contas como impõe a actual Lei dos Compromissos (LCPA), Lei n.º 8/2012 de 21 de fevereiro. As futuras instalações estendem-se por seis mil metros quadrados, num terreno cedido pela câmara, e compreendendo 28 salas de aula, dois anfiteatros, cantina, uma cafetaria, três laboratórios, uma livraria, duas bibliotecas (uma de consulta e leitura e outra de multimédia) e parque para automóveis com 100 lugares de estacionamento. O projecto terá ficado aquém das pretensões iniciais do município e do IPB, que pretendiam transformar um bairro social num polo universitário. 

A Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela, conta com cerca de 1000 alunos, distribuídos por nove licenciaturas, nomeadamente Gestão e Administração Pública, Informática e Comunicações. Marketing, Multimédia, Solicitadoria, Design de Jogos Digitais, Turismo e Guia-Intérprete.

Sem comentários: