segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A VISITA DA CHANCELER MERKEL E O FILME SOBRE PORTUGAL RECUSADO NA ALEMANHA

Opinião.
Zé dos Anjos, 2012/11/11.
 
A ideia, segundo relatam as fontes noticiosas, foi de Marcelo Rebelo de Sousa, professor, politico (antigo líder do PSD) e conhecido comentador da televisão portuguesa. 

A exemplo do que, com um trabalho semelhante,  a Câmara Municipal de Cascais fez há cerca de dois anos para "alertar da memória curta da Finlândia"(Sic), com o vídeo agora realizado pretendia-se despertar a  opinião pública (especialmente do povo alemão) para a realidade portuguesa e sua evolução nas últimas décadas, factos que o tempo parece fazer esquecer, que determinados interesses escondem e que, as retóricas e jogos políticos vão mascarando, e ainda, um reparo quanto à posição da Alemanha nas decisões politicas e económicas da União Europeia, personalizadas (ou direccionadas) à ditatorial figura da sua líder, chefe do governo, a Chanceler Merkel.  

 A visita a Portugal da senhora Merkel propiciava  a oportunidade. O vídeo foi realizado com a intenção de ser exibido  em espaços públicos na Alemanha mas, segundo consta, as autoridades alemãs  recusaram-no, ou melhor, não permitiram a sua apresentação.  "Os autores tinham comprado espaço em locais na Alemanha para a exibição do filme durante este fim-de-semana, antes da visita de Merkel a Portugal, mas a sua difusão não foi autorizada porque as autoridades alemãs consideraram que a mensagem "era politizada".(Sic).
  
Intitula-se "EU SOU BERLINENSE" ("Ich bin ein Berliner") tem aproximadamente 5 minutos e está prometida a sua exibição amanhã (segunda feira, 12 de Novembro, dia da visita da Sra. Merkel a Lisboa) nos painéis de Turismo de Lisboa. O autor, o bloguer Rodrigo Moita de Deus, afirmou que "a intenção não é ofender os alemães, mas fazê-los compreender um pouco mais a realidade em que vivem os portugueses".

Este vídeo "onde se defende que portugueses trabalham mais e pagam mais impostos que os alemães e que "na Europa os muros de Berlim acabaram em 1989", que Marcelo Rebelo de Sousa não conseguiu que fosse visto na Alemanha já está amplamente difundido na Internet.  Veja o vídeo: 

  


 Nota da administração do blogue:
O conteúdo deste artigo expressa apenas a opinião do autor e não vincula a instituição que titula este blogue.

Sem comentários: