sábado, 26 de janeiro de 2013

FEIRA DA ALHEIRA DE MIRANDELA: ALFANDEGA DO PORTO, 01 a 03 DE FEVEREIRO

A Feira da Alheira de Mirandela 2013 tem o seu início já no dia 1 de fevereiro no Edifício da Alfândega do Porto onde permanecerá até ao dia 3, regressando depois ao Parque do império/Mirandela nos dias 23 e 24 de fevereiro e 2 e 3 de março.(Fonte: Sitio de Internet da Câmara Municipal de Mirandela). "Durante 4 dias no Edifício da Alfândega do Porto e outros 4 dias no Parque do Império em Mirandela, a alheira será a figura central de um evento destinado a divulgar este património rico e inigualável.
 
A Feira da Alheira leva até ao Porto as melhores tradições transmontanas, patentes não só neste produto certificado, mas também numa gastronomia de exceção, representada por vários restaurantes que marcarão presença no Edifício da Alfândega que por estes dias será uma embaixada temporária de Mirandela, dos seus melhores sabores e tradições e que dará a conhecer a um público urbano as raízes e saberes de uma região que desperta cada vez mais interesse."(fonte: Jornal Noticias do Nordeste). 

A Alheira de Mirandela, cuja história remonta a finais do século XV, tem conquistado um lugar de destaque na gastronomia portuguesa, tendo sido declarada pelos portugueses umas das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa. A tradição na sua confeção e o paladar têm-se mantido ao longo dos anos, tornando-a numa das referências da cozinha nacional.  

Narra a história que nos finais do Século XV, o povo Judeu expulso de Castela ter-se-á fixado em terras de Trás-Os-Montes. "Como artimanha para escaparem às malhas da Inquisição e porque a sua religião os impedia de comer carne de porco, criaram um enchido que embora semelhante aos habituais enchidos de porco da época, não levasse a carne proibida. A população dessas terras e sobretudo a villa de mirandella, conhecendo o bom sabor do enchido, começou a fabricá-lo, mas juntou-lhe carne de porco, que julgava estar na sua origem."  

Hoje, na Alheira de Mirandela o alho, como condimento, veio a constituir o suporte da designação deste novo enchido que representa características únicas, resultado de um "Saber Fazer" natural e historicamente conhecidos, e das matérias-primas com que é elaborada: carnes diversas (porco e aves), presunto, pão de trigo de fabrico especial, azeite da região, e para além do alho é condimentada com sal, colorau doce e / ou picante, e opcionalmente malagueta e /ou piri-piri, a que se junta inevitavelmente o caldo da cozedura das carnes, vulgo denominada "calda".
 
Sugestão:
A Alheira pode ser frita, assada no forno ou saborosamente aquecida na brasa. Pode ser confeccionada e servida tanto como entrada como prato principal.  Há ainda quem não a dispense ao pequeno almoço (bem grelhada) acompanhada por uma caneca de café (de saco) quente ou chá (maravilha!!). Tradicionalmente é assada na brasa e acompanhada com batatas e grelos cozidos (ou outros legumes). Recomendamos: não acompanhe nunca com batatas fritas e ou ovos estrelados (!!!).

Sem comentários: