quinta-feira, 18 de junho de 2015

CALAMIDADE ! OS ESGOTOS A CÉU ABERTO EM VALE DE JUNCAL

Não, Não! O que vídeo nos mostra não é um enlameado caminho de acesso a várias hortas (Era, até há algum tempo..)! Não, não é um ribeiro sazonal (já foi)!
É um rio de esgotos que corre a céu aberto bem perto do centro da aldeia, lama pegajenta   onde máquinas não passam porque nela se afundam, que já impede o acesso às propriedades, imunda poços e lençóis freáticos, causa um cheiro nauseabundo, é foco de insectos e sabe-se lá que mazelas mais! Um crime, um atentado à saúde pública!

Perguntar-se-ia onde é? Em que país de "terceiro mundo"?
Mas, infelizmente é aqui mesmo em VALE DE JUNCAL, ao pé das nossas casas, das nossas hortas... UM MAL QUE JÁ VEM DE LONGE, fruto de incompetência extrema e que orelhas moucas deixaram chegar a este ponto!

ESGOTOS A CÉU ABERTO EM VALE DE JUNCAL, UM PERIGO PARA A SAÚDE PÚBLICA

 No seguimento do alerta feito por esta associação, a  Radio Terra Quente, nos seus serviços informativos de hoje, tem dado destaque à situação critica dos esgotos na nossa aldeia. Além das entrevistas que foram registadas, transcrevemos o editorial:

A população de Vale de Juncal, no concelho de Mirandela, está revoltada com esgotos que correm a céu aberto, bem próximo do centro da aldeia, que provocam um cheiro nauseabundo, o aparecimento de insectos e outra pragas. Para além disso, "o ribeiro de detritos", como lhe chamam, já nem permite que algumas pessoas passem para as suas hortas. Os moradores daquela aldeia do concelho de Mirandela entendem que está em causa "um grave problema de saúde pública e denunciam que o problema já é antigo, mas que agora atingiu dimensões criticas". Os habitantes dizem que o coletor que passa no fundo do povo nunca deu o devido escoamento e entendem que terá sido "um erro de engenharia, por não existir um declive ajustado". O presidente da Junta de Freguesia de Abambres diz estar "solidário" com a revolta dos moradores da anexa de Vale de Juncal. José Madureira diz já ter feito chegar o caso à câmara municipal, mas o problema continua por resolver Para já ainda não foi possível obter respostas por parte da autarquia sobre este caso em Vale de Juncal. Vamos tentar que isso aconteça ainda ao longo dos próximos blocos informativos desta quinta-feira. (Fonte: Rádio Terra Quente, 18/06/2015; RTQ, edição online, acesso: Rádio Terra Quente online ). 

Apelamos a quem de direito para que sejam, urgentemente,  tomadas as providências adequadas  e sanado um problema que, a cada dia que passa, se agrava.


quarta-feira, 3 de junho de 2015

No DOMINGO, dia 14 deJUNHO de 2015, a partir das 13:00 horas, vamos ter mais um Almoço de Confraternização e Convívio na sede da nossa associação. Evento aberto a toda a população. A ementa e programa são aliciantes, por isso CONTAMOS COM TODOS, e com TODOS OS AMIGOS DE TODOS! Que ninguém falte.  O preço? O do costume! A vossa presença, pela qual deixamos desde já o nosso MUITO OBRIGADO, é importante para nós.