sábado, 13 de junho de 2009

A FONTE DO FREIXO

Assim está a "nossa" Fonte do Freixo!

Há algum tempo deixamos, neste espaço, uma mensagem a "quem de direito" (qual grito de monumento condenado) acerca do estado deste património, onde dissemos:

"Ó senhor Presidente da Junta... peça lá uma ajudinha ao Município e mande dar uma "desafrontadela" à Fonte do Freixo e aos acessos à mesma, não é que o caminho faça falta para ir à fonte buscar água mas faz falta para acesso às propriedades agrícolas.
Além disso uma "cara lavada" fica bem, o monumento merece e o povo.."


Na parede frontal, sobre a entrada da fonte, esculpido na pedra lê-se "Construída a expensas do povo de Vale de Juncal..."


Claro que a Fonte do Freixo assim continua, hoje como ontem...
Diremos nós que isto são "orelhas moucas aos protestos das populações e olhos cegos à evidência que a todos choca."



Esta, a capela da aldeia, não sabemos quem construiu, mas sabemos que a sua reconstrução, em boa parte, foi a "expensas do povo de Vale de Juncal" ou, se assim não fosse, já teria ruído !




E esta?! Quanto tempo mais o tecto aguentará? .. o tecto e não só!


A propósito, um dia destes vou deixar-vos umas fotos muito interessantes, testemunho da criatividade de alguns dos nossos associados, onde se revela como resolveram (taparam) os buracos do soalho! Rapazes, já agora, arranjem solução para o tecto e... "outros"!!!

Diremos nós, que isto são também "... orelhas moucas aos protestos das populações e olhos cegos à evidência que a todos choca."

Bom fim de semana!

2 comentários:

guedesnet disse...

já tive a oportunidade de visitar a vossa capela, não pelas melhores razões, mas...

este blogue via levar uma linkadela no meu estaminé.

saudações

Anónimo disse...

Fotos muito bonitas de Vale de Juncal e...já fui muito feliz aí por essa terra!!!