sexta-feira, 5 de junho de 2009

JOÃO JACINTO, da AUTOBIOGRAFIA ao ARTESÃO

João dos Santos Jacinto: Reformado, Artesão



A propósito da publicação da sua autobiografia ("DURO DE ROER") da qual, recentemente, aqui demos conta, referimo-nos na ocasião ao talento multifacetado deste nosso ilustre conterrâneo (por adopção!), e caríssimo associado n.º 18, João dos Santos Jacinto "JJ".
A esse propósito escrevemos:

"...sublinhar o talento do "Jota Jota" ... para a arte do artesanato, especialmente o trabalho em latoaria, autênticas obras de arte, maravilhas que já chegaram aos quatro cantos de Portugal e além fronteiras! Um dia destas trazê-las-emos a este espaço"

De facto, são imensas as peças produzidas por este artesão de "horas vagas", todavia pelas obras produzidas certamente as "horas vagas" são escassas(!) predominando os utensílios tradicionais da região, desde a candeia de azeite, ou petróleo, às máscaras dos caretos, passando pelas "carretas" até aos carros de bois, entre muitos outros.



Recentemente o João Jacinto, em homenagem à sua terra natal, entregou ao Palácio Nacional de Mafra, uma réplica de carro puxado por bois, transportando o sino dos carrilhões do Convento de Mafra, por si construído especificamente para o efeito, e de cuja peça aqui (acima) inserimos foto.


Contínua "JJ".

Saudações associativas.
Pel'ACRA-EC
Aníbal José de Sousa

2 comentários:

carlos disse...

Parabéns ao autor deste artigo. Se é certo que as capacidades do João Jacinto como artesão não deixam dúvidas a ninguém (basta olhar as suas peças, porque elas falam por si...), já para nos certificarmos dos seus dotes literários é preciso um pouco mais de esforço, pois há que ler a sua autobiografia.Eu fi-lo e posso garantir é um exercício particularmente entusiasmante, pelo que recomendo a todos a sua leitura. Carlos Brito

Anónimo disse...

É louvável a maneira cordeal como tratam João Jacinto Parabéns!