sábado, 1 de agosto de 2009

LINHA DO TUA, QUE FUTURO? (II)

"Será que o governo seria mesmo capaz de admitir a destruição dos Jerónimos para que lá fosse construído um lucrativo centro comercial, desde que à entrada existisse uma réplica do monumento?" [José Augusto Moreira/Público]

A barragem foi concessionada à EDP, vai ser construída a 1,1 quilómetros da foz do rio Tua e vai ter como consequência mais visível a submersão da linha ferroviária do Tua, que actualmente liga as estações do Tua e Mirandela.
Fotos de troços que vão ficar submersos, veja aqui

Inserimos, a seguir, um excerto da reportagem especial da SIC, emitida no "Jornal da Noite" em 30 de Julho de 2009, intitulada "Fim de Linha". Para além de dar a conhecer a situação actual da Linha do Tua, "temporariamente" encerrada no troço Cachão-Foz Tua, faz uma avaliação muito oportuna entre o que se fez em Espanha e a pobre realidade Portuguesa!


Leia mais:
Linha do Tua ou o Fundamentalismo do Betão - Rui Rodrigues (clique aqui)

"A EDP anunciou hoje que a exploração da barragem Foz Tua lhe foi adjudicada pelo Governo, provisoriamente, por um período de 75 anos sendo o valor da contrapartida de 53,1 milhões de euros.
Em comunicado enviado à CMVM a EDP indica este valor como a contrapartida prevista pela atribuição da concessão daquela barragem, o qual terá de ser liquidado num prazo de cinco dias úteis ao Instituto da Água....
" Clique aqui para ler a notícia na integra

Ministério autoriza construção de barragem Foz Tua (clique aqui) "A barragem de Foz Tua será construída a cerca de um quilómetros da confluência do rio Tua com o Douro e terá uma albufeira que vai estender-se por mais de 27 quilómetros de cinco municípios.."

Alternativa de transporte?!! Leia aqui a noticia na integra

Sem comentários: