sexta-feira, 23 de outubro de 2009

"LINHA DO TUA -PARE, ESCUTE, OLHE-", UM DOCUMENTÁRIO EXCEPCIONAL DE JORGE PELICANO

O documentário "Páre, Escute, Olhe" (2009), do realizador Jorge Pelicano, o mesmo realizador do premiado documentário "Ainda há Pastores?" (2005), estreou no domingo passado, dia 18 de Outubro, às 23:00, no festival Doclisboa (Festival Internacional de Cinema) constitui "uma reflexão sobre o despovoamento e desertificação" provocados pelo encerramento progressivo da linha ferroviária do Tua, em Bragança.

"A ligação entre Bragança e Mirandela foi desactivada em Dezembro de 1991, e o realizador quis mostrar como "essa sentença acentuou as assimetrias entre o litoral e o interior de Portugal".

O documentário mostra as sucessivas promessas políticas para o apoio ao desenvolvimento da região, o mau estado da linha ferroviária, os acidentes, e a vida das populações locais servidas pelo centenário caminho-de-ferro.

"Eu também queria mostrar a incúria de que foi alvo a linha do Tua ao longo dos últimos 20, 30 anos por parte dos responsáveis políticos e os responsáveis pelas empresas que a gerem. Encontrámos a linha em muito mau estado, e daí os quatro acidentes nos últimos dois anos, que provocaram mortos".
(...)
O filme está dividido em duas partes: a primeira sobre a situação da parte desactivada da linha, entre Bragança e Mirandela, com a visível degradação do troço, o abandono, a pobreza dos poucos habitantes que vão ficando.

A segunda revela o quotidiano do troço ainda activo, entre Carvalhais, Mirandela e Cachão, cujas populações usam o transporte ferroviário para ir trabalhar, fazer compras, ir ao médico, manifestando-se no filme contra o seu encerramento.

"Fiz este documentário com espírito de missão e espero que a situação seja reavaliada porque é um crime acabar com aquele património histórico", criticou o realizador, acrescentando que a decisão mais recente do governo em construir a barragem Foz Tua "vai acabar de vez com a linha".

Para o realizador, é muito significativo mostrar este filme no Doclisboa porque "é um festival importante e com muita visibilidade para passar este apelo à reflexão sobre o futuro do país". Fonte:Destak/Lusa, Leia mais



Segundo informação inserida no Sitio de internet da Câmara Municipal de Mirandela, este documentário "em princípio, será apresentado em Mirandela no próximo dia 14 de Novembro".

Sem comentários: