sábado, 9 de janeiro de 2010

INTERNET: TRABALHO, INFORMAÇÃO, LAZER OU DEPENDÊNCIA?


O mundo da blogosfera é, sem dúvida,  um espaço fantástico. Andávamos nós à procura de subsídios para outras questões e eis o que encontramos! Vale a pena ler! Bom exemplo de como a "dependência" pela Internet nos leva a procurar nesse mundo o que, tantas vezes, está mesmo à mão! Não resistimos de aqui vos trazer tal preciosidade com o titulo: "Gaijas com o pipi à mostra" (Clique aqui para ler)

Cada vez mais o mundo virtual faz parte do nosso quotidiano. A Internet é vista, e vivida,  como  algo fundamental, se não indispensável,  para a vida das pessoas e das instituições. Tudo se trata  à medida dos "gigabytes", "Mbps", "Terabytes", etc.etc.;

A Internet contribuiu também fortemente para o  que chamamos de globalização.As redes sociais têm sido protagonistas de um enorme crescimento. Jogos, publicidades, salas de conversação, etc., etc; são  também cada vez mais sofisticados.  Estudos vários têm-se  referido também ao efeito "dependência", onde a vivência no virtual retira o indivíduo do real. Questiona-se, agora, até que ponto, ou a partir de quando,  o individuo se torna um utilizador compulsivo.

Temos lidos alguns artigos interessantes sobre esta matéria, deixamos alguns registos:

Com o titulo "Na China, dependência de Internet se cura em tratamento especializado":
"Ninguém há de negar que a tecnologia e a internet mudam nossa vida diariamente. Hoje é quase impossível viver sem acesso à rede mundial seja do computador, notebook ou celular. O problema é que, como todo hábito, a coisa pode perder o controle e sair do uso para uma necessidade compulsiva de navegar.
Pense bem, se você é daqueles que entra no Facebook ou Orkut a cada cinco minutos para ver actualizações, posta no Twitter qualquer informação por menos relevância que tenha, navega em milhares de sites inúteis e fica contemplando seu blog por horas a fio, provavelmente você se tornou um viciado em internet"  (Leia mais, clique aqui)

Tudo isto é observado desde a infância do indivíduo. Hoje em dia, as crianças em vez de brincarem em grupo, na rua, no jardim, saltarem , correrem, cantarem, etc., passam os dias "agarrados" ao seus Magalhães (ou parentes deste)ás voltas com qualquer jogo virtual ou  empenhados numa alargada viagem pela Internet. O mal, pensanos nós, não está no uso mas sim na dose! Um copo de vinho diário, dizem, é extremamente salutar, todavia dez copos por dia, levarão certamente o indivíduo a uma dependência muito grave.

Relativamente ao mundo virtual e às crianças, lemos ainda um outro artigo, interessante, que vos convidamos a visitar, cujo titulo refere: "Vício em internet já é comparado a dependência química" (Leia mais..)

Saudações Associativas.
AJS.

Sem comentários: