terça-feira, 5 de maio de 2009

DURO DE ROER, de JOÃO DOS SANTOS JACINTO



No passado sábado, dia 2009/05/02, a nossa biblioteca ficou mais rica.
Mais uma obra passou a constar das nossas prateleiras, mas desta vez uma obra muito especial.
Com efeito, no decorrer do lanche convívio fomos presenteados com dois volumes (1.ªs edições) da obra "DURO DE ROER", oferecidas pela mão do seu autor JOÃO DOS SANTOS JACINTO.

João dos Santos Jacinto, nosso associado (n.º 18) desde a primeira hora, é um Valedejuncalense por adopção. Aqui chegou, por "boas" razões familiares, há quase 40 anos, e por cá ficou.
Hoje, já reformado, surpreendeu-nos com a publicação desta obra (bibliografia) de fácil e cativante leitura, já em 4.ª edição. O Prefácio é de Hélia Correia.

Pelo seu punho escreveu em cada volume uma dedicatória a esta Associação, na qual também relembrou o saudoso Sr. Eduardo Canavez (ilustre conterrâneo que dá nome à nossa Associação). Citando: "Dezembro de 1969, cheguei a Vale de Juncal (...) conheci várias pessoas na aldeia, que me apresentaram o Sr. Eduardo Canavez. Sentado no alpendre da sua casa recebeu-me com um abraço (...) mais tarde conheci o seu filho Nuno, que me foi apresentado por um amigo (...). Não há palavras para falar de tal gente, não só honram Portugal (...) são um símbolo de Vale de Juncal"

Merece ainda sublinhar o talento do "Jota Jota" ("JJ" iniciais de João Jacinto, como os "mais próximos" o chamam) para a arte do artesanato, especialmente o trabalho em latoaria, autênticas obras de arte, maravilhas que já chegaram aos quatro cantos de Portugal e além fronteiras! Um dia destas trazê-las-emos a este espaço.

Parabéns "JJ". Ficamos à espera da próxima obra!
Contínua a surpreender-nos com a tua arte e o teu talento!
O nosso obrigado e um grande abraço.

Saudações Associativas,
P' ACRA-EC
Aníbal José de Sousa
Presidente do Conselho Directivo.

Sem comentários: