domingo, 5 de dezembro de 2010

FIGURAS: O ÚLTIMO RESISTENTE !

No seu "estilo inconfundível", a caminho das propriedades agrícolas
Longe vão os tempos em que o "chiar dos carros" se ouvia desde logo de manhã cedo, principalmente nas épocas das colheitas("acarreja", batatas, etc.), fossem  eles "de  burros," de "mulas" ou "de  bois" , conduzidos pela perícia do toque da "aguilhada", eram umas dezenas que diariamente percorriam as ruas da aldeia e os caminhos dos campos circundantes.Tantas vezes, só pelo chiar do carro, sabíamos qual o vizinho que estava a caminho do campo!

Um a um, até à extinção quase completa,  foram desaparecendo substituídos por máquinas com tracção própria. Embora as lides agrícolas sejam poucas, todavia na aldeia, actualmente, teremos, seguramente, algumas dezenas de tractores, grandes, pequenos, vermelhos, amarelos, azuis, etc.! Um produto substituto de sucesso! "A identificação de produtos de substituição resulta da pesquisa de outros produtos que podem desempenhar a mesma função"! Raio!

E assim, temos que o carro "de bois" é um produto em fim de ciclo. Resta-nos a sua memória!

Noutro dia, agora de  regresso do campo.
Mas... descobrimos ainda, na nossa aldeia, UM (um único) carro "de bois" (perdão, "de mulas") em actividade! O Último Resistente! Com efeito, há algumas semanas tivemos oportunidade de uns dedos de conversa com o nosso amigo e sempre jovem António "Carmelino" que, orgulhosamente, nos falou das cirurgias sofridas, dos seus 84 anos "cantados" na capital (quando de visita a familiares próximos), por mais de 300 pessoas, durante a Missa Dominical no passado mês de Outubro, onde foi sublinhado que, apesar da idade, ainda executa por mão própria a sua "lide" agrícola.

Falamos ainda das suas "mulas", companheiras de labuta desde há cerca de 30 anos, e assim, também elas já com uma bonita idade (talvez à volta de 35 anos, disse-nos o "tio" António "Carmelino"): "É a terceira parelha que tenho, comprei-as deve haver à volta de 30 anos..."

Aqui fica a nossa homenagem ao tio António "Carmelindo" e que seja o ÚLTIMO RESISTENTE por muitos e muitos anos,  com muita saúde,  aquela "perene" jovialidade e aquela energia contagiante. Deixamos-lhe também o nosso obrigado por nos autorizar a, aqui,  escrever estas letras.

Nota: Clique sobre as fotografias para ampliar.





4 comentários:

Anónimo disse...

Sim senhor! Um jovem para a idade! Serão poucos os que com essa bela idade ainda estão tão bem de saúde. Muito bem, Sr.Anjos, há por aí gente rija!

Anónimo disse...

84 anos?! Parabéns Sr.Anónio.

Anónimo disse...

Apesar de atrasados, PARABENS, Sabem porque eu sempre evitei ir para a "malhada" do TIANTÓNIO, pudera ela durava do nascer ao por do sol,pois sempre foi o maior produtor de Trigo da aldeia e região só com as duas mulas.Mas não era só eu outros se esquivavam nesse dia.Pena que agora o ESTADO pague para não produzirmos.

Anónimo disse...

Com que então, havia quem fugisse da malhada do "Tiantonio"?!!!