quarta-feira, 28 de outubro de 2009

MAGUSTO DE S. MARTINHO: 07 DE NOVEMBRO (II)

"Em dia de São Martinho, vai à adega, prova o teu vinho e.... faz um magustinho".

"Em Portugal, o Outono e a chegada definitiva do tempo frio são comemorados no dia 11 de Novembro, Dia de São Martinho. Neste dia, um pouco por todo o país, comem-se sardinhas, assam-se castanhas, bebem-se vinho novo e água pé e, em alguns pontos do país, ainda há quem reúna familiares e amigos à volta de uma fogueira ao ar livre..." Leia mais

Manda então a tradição que o dia de S. Martinho se festeje com castanhas, água-pé (para os mais crescidos), uma fogueira para saltar (quem quiser) e bom convívio.

Imbuídos desse espírito, vamos realizar no próximo dia 07 de Novembro,sábado, no recinto da "Escola" e pelo fim da tarde (a partir das 17.00 horas, aproximadamente) o tradicional magusto.
Castanhas assadas, carnes de porco na brasa, pão, vinho...

CONTAMOS COM TODOS!

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sexta-feira, 23 de outubro de 2009

"LINHA DO TUA -PARE, ESCUTE, OLHE-", UM DOCUMENTÁRIO EXCEPCIONAL DE JORGE PELICANO

O documentário "Páre, Escute, Olhe" (2009), do realizador Jorge Pelicano, o mesmo realizador do premiado documentário "Ainda há Pastores?" (2005), estreou no domingo passado, dia 18 de Outubro, às 23:00, no festival Doclisboa (Festival Internacional de Cinema) constitui "uma reflexão sobre o despovoamento e desertificação" provocados pelo encerramento progressivo da linha ferroviária do Tua, em Bragança.

"A ligação entre Bragança e Mirandela foi desactivada em Dezembro de 1991, e o realizador quis mostrar como "essa sentença acentuou as assimetrias entre o litoral e o interior de Portugal".

O documentário mostra as sucessivas promessas políticas para o apoio ao desenvolvimento da região, o mau estado da linha ferroviária, os acidentes, e a vida das populações locais servidas pelo centenário caminho-de-ferro.

"Eu também queria mostrar a incúria de que foi alvo a linha do Tua ao longo dos últimos 20, 30 anos por parte dos responsáveis políticos e os responsáveis pelas empresas que a gerem. Encontrámos a linha em muito mau estado, e daí os quatro acidentes nos últimos dois anos, que provocaram mortos".
(...)
O filme está dividido em duas partes: a primeira sobre a situação da parte desactivada da linha, entre Bragança e Mirandela, com a visível degradação do troço, o abandono, a pobreza dos poucos habitantes que vão ficando.

A segunda revela o quotidiano do troço ainda activo, entre Carvalhais, Mirandela e Cachão, cujas populações usam o transporte ferroviário para ir trabalhar, fazer compras, ir ao médico, manifestando-se no filme contra o seu encerramento.

"Fiz este documentário com espírito de missão e espero que a situação seja reavaliada porque é um crime acabar com aquele património histórico", criticou o realizador, acrescentando que a decisão mais recente do governo em construir a barragem Foz Tua "vai acabar de vez com a linha".

Para o realizador, é muito significativo mostrar este filme no Doclisboa porque "é um festival importante e com muita visibilidade para passar este apelo à reflexão sobre o futuro do país". Fonte:Destak/Lusa, Leia mais



Segundo informação inserida no Sitio de internet da Câmara Municipal de Mirandela, este documentário "em princípio, será apresentado em Mirandela no próximo dia 14 de Novembro".

JA TEMOS NOVO GOVERNO (XVIII Governo Constitucional). TOMA POSSE 2.ª FEIRA, DIA 26 DE OUTUBRO

O Primeiro Ministro indigitado apresentou, esta quinta-feira, ao Presidente da República, a lista dos 16 ministros que vão integrar o próximo Governo (XVIII Governo Constitucional). Conheça os nomes do novo executivo que tomará posse na segunda-feira, dia 26 de Outubro, pelas 12h00, no Palácio da Ajuda.



Eis a constituição do XVIII Governo Constitucional

São novos:

JUSTIÇA: Alberto Martins
AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO RURAL E PESCAS: António Serrano
OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES: António Mendonça
AMBIENTE E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO: Dulce Pássaro
TRABALHO E SOLIDARIEDADE SOCIAL: Helena André
EDUCAÇÃO: Isabel Alçada
CULTURA: Gabriela Canavilhas
ASSUNTOS PARLAMENTARES: Jorge Lacão

Transitam do XVII para o XVIII Governo Constitucional, mantendo as mesmas pastas:

ESTADO E NEGÓCIOS ESTRANGEIROS:
Luís Amado
ESTADO E FINANÇAS: Teixeira dos Santos
PRESIDÊNCIA: Pedro Silva Pereira
ADMINISTRAÇÃO INTERNA: Rui Pereira
SAÚDE: Ana Jorge
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR: Mariano Gago

Transitam do XVII para o XVIII Governo Constitucional, com pastas diferentes:

DEFESA:
Augusto Santos Silva
ECONOMIA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO: Vieira da Silva.

Entre os nomes apresentados,como constatamos, há alguns repetentes e algumas novidades mais ou menos surpreendentes.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

MAGUSTO DE S. MARTINHO: 07 DE NOVEMBRO

"Em dia de São Martinho, vai à adega, prova o teu vinho e.... faz um magustinho".

Em Portugal, o Outono e a chegada definitiva do tempo frio são comemorados no dia 11 de Novembro, Dia de São Martinho. Neste dia, um pouco por todo o país, comem-se sardinhas, assam-se castanhas, bebem-se vinho novo e água pé e, em alguns pontos do país, ainda há quem reúna familiares e amigos à volta de uma fogueira ao ar livre...
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Manda então a tradição que o dia de S. Martinho se festeje com castanhas, água-pé (para os mais crescidos), uma fogueira para saltar (quem quiser) e bom convívio.

Imbuídos desse espírito, vamos realizar no próximo dia 07 de Novembro,sábado, no recinto da "Escola" e pelo fim da tarde (a partir das 17.00 horas, aproximadamente) o tradicional magusto.
Castanhas assadas, carnes de porco na brasa, pão, vinho...

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sexta-feira, 16 de outubro de 2009

GASTRONOMIA: NA ÉPOCA DAS CASTANHAS (ALGUMAS SUGESTÕES)

As castanhas são para o S. Martinho o mesmo que o bacalhau para o Natal. De referir que, as castanhas são ricas em hidratos de carbono, sob a forma de amido e fibras, contendo também muito poucas proteínas e gorduras. Por exemplo, as avelãs e as nozes têm, para cima de 20 vezes mais gordura que as castanhas. Peso por peso, as castanhas têm menos de metade das calorias da maioria dos outros frutos secos e um teor de água muito mais elevado. Cerca de 100 g de castanhas fornecem aproximadamente um terço da dose diária recomendada de vitamina E, e um quarto da de vitamina B6.Deixamo-vos algumas receitas à base deste fruto.

BOLO DE CASTANHAS:

Ingredientes:
* 500 gr de castanhas
* 100 gr de margarina
* 250 gr açúcar
* 2 colheres de chá de fermento em pó
* 5 ovos

Confecção
:
Cozer e passar as castanhas em puré.
Bater bem o açúcar com a manteiga e juntar as gemas. Acrescentar o puré de castanhas, o fermento e, por fim as claras em castelo.
Levar ao forno em forma untada com manteiga e farinha.
Retirar o bolo quando estiver húmido.
Decore com passas, pinhões e castanhas a gosto.
Fonte: Portugal, Roteiro Gastronomico

LOMBO DE PORCO COM CASTANHAS:

Lombo de Porco com Castanhas
Ingredientes
Para 5 pessoas
* 1 kg de lombo de porco
* 500 gr de castanhas
* 500 gr de batatinhas
* 100 gr de banha
* 1 folha de louro
* 5 dentes de alho
* 5 colheres de sopa de massa de pimentão
* 0,5 litro de vinho branco
* q.b de sal e pimenta
* 1 ramo de salsa
* 1 ramo de coentros

Confecção:
Corte o lombo em quadrados com + ou - 3cm de lado.
Prepare uma marinada com alhos ás rodelas, vinho, massa de pimentão, louro, um pouco de sal, pimenta, banha e a salsa. Deixe ficar o lombo nesta marinada durante 24 horas.
Ponha tudo num tacho e deixe cozer lentamente.
Entretanto coza as batatinhas com pele e descasque.
Coza as castanhas retire a casca e pele.
Junte ao lombo as batatas e as castanhas.
Deixe cozer mais um pouco, rectifique os temperos.
Sirva num tacho de barro, polvilhado com coentros picados. NOTA: Cuidado com o sal, visto a massa de pimentão ser um pouco salgada.
Fonte:Portugal, Roteiro Gastronomico

PURÉ DE CASTANHAS:

Ingredientes:
* 1 kg de castanhas
* 90 grs de manteiga
* 1 dente de alho
* leite quente (algumas colheres )
* sal e pimenta q.b.
* açúcar
* 7,5 dl de caldo de carne
* 1 haste de aipo

Confecção :
Lave as castanhas, dê-lhes um golpe, de modo a cortar a casca e a pele, e mergulhe-as em água a ferver, durante 5 minutos.
Escorra, retire a casca e a pele e leve-as a cozer no caldo de carne com o aipo e o dente de alho.
Tempere com sal e pimenta.
Depois de cozidas escorra e passe as castanhas pelo o passe-vite.
Deite o puré numa caçarola, junte a manteiga, mexa bem e adicione algumas colheres de leite quente, de modo a obter um puré leve e cremoso.
Rectifique os temperos e junte uma pitada de açúcar se necessário.
Este puré de castanhas é um bom acompanhamento de assados, de aves, ou de uma peça de caça.
Fonte:Portugal, Roteiro Gastronomico

PUDIM DE CASTANHAS:
Tirado de uma revista muito antiga.

Ingredientes:
*1 Kg de Castanhas
*7 dl de leite
*1 casca de laranja
*1 pau de canela
*7 ovos
*300g açucar
*Caramelo líquido q.b.

Preparação:
Cozem-se as castanhas em àgua abundante. Descascam-se, guardam-se algumas para decoração e reduzem-se as restantes a puré, usando o passe vite.
Leve o leite ao lume com a casca de laranja e o pau canela de canela, até ferver.
À parte, batem-se os ovos com o açucar até obter um creme homogéneo.
Verter em seguida o leite fervente, aos poucos e mexendo sempre, sobre o puré de castanhas e mistura-se depois ao preparado de ovos.
Elimina-se o pau de canela e a casca de laranja e despeja-se numa forma caramelizada.
Leva-se a cozer cerca de 15 minutos, na panela de pressão.Desenforma-se apenas depois de frio e decora-se com as castanhas inteiras que se reservou inicialmente.
Servir bem fresco.
Fonte:Clique aqui

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A CASTANHA

Com o Outono chegam as castanhas assadas. Sabia que as castanhas, que actualmente são quase um pitéu, tiveram, noutros tempos, uma enorme importância na dieta dos portugueses? No século XVII, eram mesmo um dos produtos básicos da alimentação dos beirões e transmontanos, chegando, se necessário, a substituir o pão ou as batatas.

A castanha é usada na alimentação desde tempos pré-históricos e a respectiva árvore - Castanea sativa - foi introduzida na Europa há cerca de três mil anos. Contudo, no livro de Jorge Lage, "Castanea...", no sub-capítulo, "O castanheiro em Portugal", na página 35, ao citar o mais importante botânico nacional vivo, Prof. Jorge Paiva, refere-se que os estudos polínicos levados a cabo na Serra da Estrela provam o contrário, apontando para uma data bem mais recuada, e hoje é considerada uma árvore autóctone.


Presume-se que a castanha seja oriunda da Ásia Menor, Balcãs e Cáucaso, acompanhando a história da civilização ocidental desde há mais de 100 mil anos. A par com o pistácio, a castanha constituiu um importante contributo calórico ao homem pré-histórico que também a utilizou na alimentação dos animais.

Os gregos e os romanos colocavam castanhas em ânforas cheias de mel silvestre. Este conservava o alimento e impregnava-o com o seu sabor. Os romanos incluíam a castanha nos seus banquetes. Durante a Idade Média, nos mosteiros e abadias, monges e freiras utilizavam frequentemente as castanhas nas suas receitas. Por esta altura, a castanha, era moída, tendo-se tornado mesmo um dos principais farináceos da Europa.

Com o Renascimento, a gastronomia assume novo requinte, com novas fórmulas e confecções. Surge o marron glacé, passando de França para Espanha e daí, com as Invasões Francesas, chega a Portugal.

A castanha que comemos é, de facto, uma semente que surge no interior de um ouriço (o fruto do castanheiro). Mas, embora seja uma semente, como as nozes, tem muito menos gordura e muito mais amido (um hidrato de carbono), o que lhe dá outras possibilidades de uso na alimentação. As castanhas têm mesmo cerca do dobro da percentagem de amido das batatas. São também ricas em vitaminas C e B6 e uma boa fonte de potássio. Consideradas, actualmente, quase como uma “guloseima” de época, as castanhas, em tempo idos, constituíram um nutritivo complemento alimentar, substituindo o pão na ausência deste, quando os rigores e escassez do Inverno se instalavam. Cozidas, assadas ou transformadas em farinha, as castanhas sempre foram um alimento muito popular, cujo aproveitamento remonta à Pré-História.

Fontes: Wikipédia, enciclopédia livre (leia mais)
Sitio de internet do Município de Mirandela (leia mais)

terça-feira, 13 de outubro de 2009

NOVO REGIME DE ARRENDAMENTO RURAL. FOI HOJE PUBLICADO (DECRETO-LEI n.º 294/2009)

No uso da autorização legislativa concedida ao Governo pela Assembleia da República através da Lei n.º 80/2009, de 14 de Agosto, foi hoje publicado, depois de promulgado pelo Sr. Presidente da República, o Decreto-Lei n.º 294/2009, D.R. n.º 198, Série I de 2009-10-13.
Este normativo estabelece o novo Regime de Arrendamento Rural,(clique aqui) tal como vos havíamos dado conta no nosso post de 26 de Agosto.(clique aqui)


Saudações Associativas.
AJS.

domingo, 11 de outubro de 2009

AUTARQUICAS 2009: 11 de OUTUBRO (III) RESULTADOS

Terminado o processo eleitoral, ficam os resultados verificados no concelho e freguesia.

Câmara Municipal:
PSD-------- 8.518 votos (52,87%), 4 mandatos
PS---------- 4.068 votos (25,25%), 2 mandatos
CDS/PP----- 2.675 votos (16,60%), 1 mandato
PCP/PEV------ 293 votos (01,82%), 0 mandatos
BE------------- 146 votos (00,91%), 0 mandatos
Abstenção: 36,38%, Nulos e brancos:02,86%
Presidente da Câmara (releito): José Maria Lopes Silvano





Freguesias do Concelho (37):
PSD-------- 8.137 votos (51,28%), 31 Presidentes de Junta;
PS---------- 3.861 votos (24,33%), 00 Presidentes de Junta;
CDS/PP----- 2.385 votos (15,03%), 01 Presidente de Junta
PCP/PEV------ 287 votos (01,81%), 0 mandatos
BE------------- 113 votos (00,11%), 0 mandatos
Independentes-632 votos (03,98%), 02 Presidentes de Junta
Abstenção: 36,38%, Nulos e brancos:02,86%

Freguesia de Abambres:
PSD-------- 138 votos (51,88%), 4 mandatos
PS--------- 075 votos (28,20%), 2 mandatos
CDS/PP----- 042 votos (15,79%), 1 mandato
Abstenção: 34,96%, Nulos e brancos:04,13%
Presidente da Junta de Freguesia (reeleito): José Carlos.

Para todos quantos participaram nestas eleições vai o nosso reconhecimento e apreço pela forma ordeira e democrática como as mesmas decorreram. Felicitamos também todos os vencedores aos quais desejamos um venturoso e profícuo mandato.

Saudações associativas.
AJS.

Abambres, Igreja de S. Tomé e pormenor do Rio Tuela em Abambres:




Vale de Juncal, Rio Tuela (Praia Fluvial):

sábado, 10 de outubro de 2009

VINDIMAS 2009: UMA COLHEITA DE QUALIDADE

A colheita de vinho deste ano será, na opinião da maioria de produtores das principais regiões vinícolas, de qualidade assinalável, entre o bom e o excepcional, especialmente no norte do país. Em termos de quantidade, os produtores dizem que esta deverá ser equivalente à de anos anteriores ou então um pouco abaixo.

Manuel Pinheiro, presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes considerou "«Não temos dúvida nenhuma em dizer que vamos ter este ano os melhores vinhos da última década. Vamos ter grandes vinhos nos brancos e nos tintos».

Reforçando aquela opinião, António Barbosa, da Adega Cooperativa Regional de Monção, justifica: «Talvez seja a melhor de sempre, dado o clima que tivemos, o tempo, a maneira como tudo correu. Foi tudo muito favorável a uma colheita muito boa»

José Manuel Santos, da União das Adegas Cooperativas do Douro, refere também que «é um bom ano claramente», porque «as vindimas foram feitas todas sob um tempo muito agradável, muito seco». Acrescenta ainda que "«Os comentários que vamos ouvindo dos diversos agentes económicos é que este é um ano, muito, muito bom», e destacou a Touriga Nacional, Touriga Francesa e Tinta Roriz como as melhores castas do ano.

O enólogo e produtor João Portugal Ramos, considerou que 2009 é um bom ano, mas não excepcional quanto 2008."«Está longe de ser uma má vindima, mas penso que não atingirá o patamar de excelência como o de 2008. De qualquer maneira, estou satisfeito. Está a um bom nível».

Fonte: TSF, Economia.Lei a notícia integral, clique aqui

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

AUTÁRQUICAS 2009, 11 de OUTUBRO (II)


As eleições autárquicas de 2009 realizar-se-ão já no próximo Domingo, dia 11 de Outubro de 2009.

Quase terminado o período de campanha é hora de cada um fazer a sua reflexão para no próximo Domingo, dia 11 de Outubro, cumprir o seu dever cívico e, em consciência, participar na eleição dos autarcas que, nos próximos 4 anos, vão gerir o destino dos nossos concelhos e freguesias.

Relembramos que, quanto ao nosso Município (Mirandela), encabeçam as listas:

Cândidatos à presidência da Câmara Municipal

BE- Fernando Bebiano

CDS- Graça Calejo

CDU- David Garrido

PSD- José Silvano

PS- Júlia Rodrigues



Quanto à nossa freguesia (ABAMBRES) temos três listas concorrentes lideradas pelos seguintes candidatos:
CDS--- Maria de Fátima Gonçalves Quitério (Professora)
PS---- Humberto Francisco(Agricultor)
PSD--- José Carlos(Empresário da construção cívil)


A todos reiteramos os nossos desejos boa sorte e, aos vencedores, um venturoso e profícuo mandato.

Saudações Associativas.
AJS

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

NO INÍCIO DE MAIS UM ANO LECTIVO, DISCURSO DE OBAMA AOS ALUNOS

Na abertura do ano lectivo, o presidente dos Estados Unidos dirigiu um discurso a todos os alunos, dos mais pequenos aos mais crescidos (ver no YouTube). Transcrevenos aqui a versão traduzida, parece longa, mas vale a pena ler na íntegra as suas palavras inspiradoras.

"Sei que para muitos de vocês hoje é o primeiro dia de aulas, e para os que entraram para o jardim infantil, para a escola primária ou secundária, é o primeiro dia numa nova escola, por isso é compreensível que estejam um pouco nervosos. Também deve haver alguns alunos mais velhos, contentes por saberem que já só lhes falta um ano. Mas, estejam em que ano estiverem, muitos devem ter pena por as férias de Verão terem acabado e já não poderem ficar até mais tarde na cama.

Também conheço essa sensação. Quando era miúdo, a minha família viveu alguns anos na Indonésia e a minha mãe não tinha dinheiro para me mandar para a escola onde andavam os outros miúdos americanos. Foi por isso que ela decidiu dar-me ela própria umas lições extras, segunda a sexta-feira, às 4h30 da manhã.

A ideia de me levantar àquela hora não me agradava por aí além. Adormeci muitas vezes sentado à mesa da cozinha. Mas quando eu me queixava a minha mãe respondia-me: "Olha que isto para mim também não é pêra doce, meu malandro..."

Tenho consciência de que alguns de vocês ainda estão a adaptar-se ao regresso às aulas, mas hoje estou aqui porque tenho um assunto importante a discutir convosco. Quero falar convosco da vossa educação e daquilo que se espera de vocês neste novo ano escolar.

Já fiz muitos discursos sobre educação, e falei muito de responsabilidade. Falei da responsabilidade dos vossos professores de vos motivarem, de vos fazerem ter vontade de aprender. Falei da responsabilidade dos vossos pais de vos manterem no bom caminho, de se assegurarem de que vocês fazem os trabalhos de casa e não passam o dia à frente da televisão ou a jogar com a Xbox. Falei da responsabilidade do vosso governo de estabelecer padrões elevados, de apoiar os professores e os directores das escolas e de melhorar as que não estão a funcionar bem e onde os alunos não têm as oportunidades que merecem.

No entanto, a verdade é que nem os professores e os pais mais dedicados, nem as melhores escolas do mundo são capazes do que quer que seja se vocês não assumirem as vossas responsabilidades. Se vocês não forem às aulas, não prestarem atenção a esses professores, aos vossos avós e aos outros adultos e não trabalharem duramente, como terão de fazer se quiserem ser bem sucedidos.

E hoje é nesse assunto que quero concentrar-me: na responsabilidade de cada um de vocês pela sua própria educação.

Todos vocês são bons em alguma coisa. Não há nenhum que não tenha alguma coisa a dar. E é a vocês que cabe descobrir do que se trata. É essa oportunidade que a educação vos proporciona.

Talvez tenham a capacidade de ser bons escritores - suficientemente bons para escreverem livros ou artigos para jornais -, mas se não fizerem o trabalho de Inglês podem nunca vir a sabê-lo. Talvez sejam pessoas inovadoras ou inventores - quem sabe capazes de criar o próximo iPhone ou um novo medicamento ou vacina -, mas se não fizerem o projecto de Ciências podem não vir a percebê-lo. Talvez possam vir a ser mayors ou senadores, ou juízes do Supremo Tribunal, mas se não participarem nos debates dos clubes da vossa escola podem nunca vir a sabê-lo.

No entanto, escolham o que escolherem fazer com a vossa vida, garanto-vos que não será possível a não ser que estudem. Querem ser médicos, professores ou polícias? Querem ser enfermeiros, arquitectos, advogados ou militares? Para qualquer dessas carreiras é preciso ter estudos. Não podem deixar a escola e esperar arranjar um bom emprego. Têm de trabalhar, estudar, aprender para isso.

E não é só para as vossas vidas e para o vosso futuro que isto é importante. O que vocês fizerem com os vossos estudos vai decidir nada mais nada menos que o futuro do nosso país. Aquilo que aprenderem na escola agora vai decidir se enquanto país estaremos à altura dos desafios do futuro.

Vão precisar dos conhecimentos e das competências que se aprendem e desenvolvem nas ciências e na matemática para curar doenças como o cancro e a sida e para desenvolver novas tecnologias energéticas que protejam o ambiente. Vão precisar da penetração e do sentido crítico que se desenvolvem na história e nas ciências sociais para que deixe de haver pobres e sem-abrigo, para combater o crime e a discriminação e para tornar o nosso país mais justo e mais livre. Vão precisar da criatividade e do engenho que se desenvolvem em todas as disciplinas para criar novas empresas que criem novos empregos e desenvolvam a economia.

Precisamos que todos vocês desenvolvam os vossos talentos, competências e intelectos para ajudarem a resolver os nossos problemas mais difíceis. Se não o fizerem - se abandonarem a escola -, não é só a vocês mesmos que estão a abandonar, é ao vosso país.

Eu sei que não é fácil ter bons resultados na escola. Tenho consciência de que muitos têm dificuldades na vossa vida que dificultam a tarefa de se concentrarem nos estudos. Percebo isso, e sei do que estou a falar. O meu pai deixou a nossa família quando eu tinha dois anos e eu fui criado só pela minha mãe, que teve muitas vezes dificuldade em pagar as contas e nem sempre nos conseguia dar as coisas que os outros miúdos tinham. Tive muitas vezes pena de não ter um pai na minha vida. Senti-me sozinho e tive a impressão que não me adaptava, e por isso nem sempre conseguia concentrar-me nos estudos como devia. E a minha vida podia muito bem ter dado para o torto.

Mas tive sorte. Tive muitas segundas oportunidades e consegui ir para a faculdade, estudar Direito e realizar os meus sonhos. A minha mulher, a nossa primeira-dama, Michelle Obama, tem uma história parecida com a minha. Nem o pai nem a mãe dela estudaram e não eram ricos. No entanto, trabalharam muito, e ela própria trabalhou muito para poder frequentar as melhores escolas do nosso país.

Alguns de vocês podem não ter tido estas oportunidades. Talvez não haja nas vossas vidas adultos capazes de vos dar o apoio de que precisam. Quem sabe se não há alguém desempregado e o dinheiro não chega. Pode ser que vivam num bairro pouco seguro ou os vossos amigos queiram levar-vos a fazer coisas que vocês sabem que não estão bem.

Apesar de tudo isso, as circunstâncias da vossa vida - o vosso aspecto, o sítio onde nasceram, o dinheiro que têm, os problemas da vossa família - não são desculpa para não fazerem os vossos trabalhos nem para se portarem mal. Não são desculpa para responderem mal aos vossos professores, para faltarem às aulas ou para desistirem de estudar. Não são desculpa para não estudarem.

A vossa vida actual não vai determinar forçosamente aquilo que vão ser no futuro. Ninguém escreve o vosso destino por vocês. Aqui, nos Estados Unidos, somos nós que decidimos o nosso destino. Somos nós que fazemos o nosso futuro.

E é isso que os jovens como vocês fazem todos os dias em todo o país. Jovens como Jazmin Perez, de Roma, no Texas. Quando a Jazmin foi para a escola não falava inglês. Na terra dela não havia praticamente ninguém que tivesse andado na faculdade, e o mesmo acontecia com os pais dela. No entanto, ela estudou muito, teve boas notas, ganhou uma bolsa de estudos para a Universidade de Brown, e actualmente está a estudar Saúde Pública.

Estou a pensar ainda em Andoni Schultz, de Los Altos, na Califórnia, que aos três anos descobriu que tinha um tumor cerebral. Teve de fazer imensos tratamentos e operações, uma delas que lhe afectou a memória, e por isso teve de estudar muito mais - centenas de horas a mais - que os outros. No entanto, nunca perdeu nenhum ano e agora entrou na faculdade.

E também há o caso da Shantell Steve, da minha cidade, Chicago, no Illinois. Embora tenha saltado de família adoptiva para família adoptiva nos bairros mais degradados, conseguiu arranjar emprego num centro de saúde, organizou um programa para afastar os jovens dos gangues e está prestes a acabar a escola secundária com notas excelentes e a entrar para a faculdade.

A Jazmin, o Andoni e a Shantell não são diferentes de vocês. Enfrentaram dificuldades como as vossas. Mas não desistiram. Decidiram assumir a responsabilidade pelos seus estudos e esforçaram-se por alcançar objectivos. E eu espero que vocês façam o mesmo.

É por isso que hoje me dirijo a cada um de vocês para que estabeleça os seus próprios objectivos para os seus estudos, e para que faça tudo o que for preciso para os alcançar. O vosso objectivo pode ser apenas fazer os trabalhos de casa, prestar atenção às aulas ou ler todos os dias algumas páginas de um livro. Também podem decidir participar numa actividade extracurricular, ou fazer trabalho voluntário na vossa comunidade. Talvez decidam defender miúdos que são vítimas de discriminação, por serem quem são ou pelo seu aspecto, por acreditarem, como eu acredito, que todas as crianças merecem um ambiente seguro em que possam estudar. Ou pode ser que decidam cuidar de vocês mesmos para aprenderem melhor. E é nesse sentido que espero que lavem muitas vezes as mãos e que não vão às aulas se estiverem doentes, para evitarmos que haja muitas pessoas a apanhar gripe neste Outono e neste Inverno.

Mas decidam o que decidirem gostava que se empenhassem. Que trabalhassem duramente. Eu sei que muitas vezes a televisão dá a impressão que podemos ser ricos e bem-sucedidos sem termos de trabalhar - que o vosso caminho para o sucesso passa pelo rap, pelo basquetebol ou por serem estrelas de reality shows -, mas a verdade é que isso é muito pouco provável. A verdade é que o sucesso é muito difícil. Não vão gostar de todas as disciplinas nem de todos os professores. Nem todos os trabalhos vão ser úteis para a vossa vida a curto prazo. E não vão forçosamente alcançar os vossos objectivos à primeira.

No entanto, isso pouco importa. Algumas das pessoas mais bem-sucedidas do mundo são as que sofreram mais fracassos. O primeiro livro do Harry Potter, de J. K. Rowling, foi rejeitado duas vezes antes de ser publicado. Michael Jordan foi expulso da equipa de basquetebol do liceu, perdeu centenas de jogos e falhou milhares de lançamentos ao longo da sua carreira. No entanto, uma vez disse: "Falhei muitas e muitas vezes na minha vida. E foi por isso que fui bem-sucedido."

Estas pessoas alcançaram os seus objectivos porque perceberam que não podemos deixar que os nossos fracassos nos definam - temos de permitir que eles nos ensinem as suas lições. Temos de deixar que nos mostrem o que devemos fazer de maneira diferente quando voltamos a tentar. Não é por nos metermos num sarilho que somos desordeiros. Isso só quer dizer que temos de fazer um esforço maior por nos comportarmos bem. Não é por termos uma má nota que somos estúpidos. Essa nota só quer dizer que temos de estudar mais.

Ninguém nasce bom em nada. Tornamo-nos bons graças ao nosso trabalho. Não entramos para a primeira equipa da universidade a primeira vez que praticamos um desporto. Não acertamos em todas as notas a primeira vez que cantamos uma canção. Temos de praticar. O mesmo acontece com o trabalho da escola. É possível que tenham de fazer um problema de Matemática várias vezes até acertarem, ou de ler muitas vezes um texto até o perceberem, ou de fazer um esquema várias vezes antes de poderem entregá-lo.

Não tenham medo de fazer perguntas. Não tenham medo de pedir ajuda quando precisarem. Eu todos os dias o faço. Pedir ajuda não é um sinal de fraqueza, é um sinal de força. Mostra que temos coragem de admitir que não sabemos e de aprender coisas novas. Procurem um adulto em quem confiem - um pai, um avô ou um professor ou treinador - e peçam-lhe que vos ajude.

E mesmo quando estiverem em dificuldades, mesmo quando se sentirem desencorajados e vos parecer que as outras pessoas vos abandonaram - nunca desistam de vocês mesmos. Quando desistirem de vocês mesmos é do vosso país que estão a desistir.

A história da América não é a história dos que desistiram quando as coisas se tornaram difíceis. É a das pessoas que continuaram, que insistiram, que se esforçaram mais, que amavam demasiado o seu país para não darem o seu melhor.

É a história dos estudantes que há 250 anos estavam onde vocês estão agora e fizeram uma revolução e fundaram este país. É a dos estudantes que estavam onde vocês estão há 75 anos e ultrapassaram uma depressão e ganharam uma guerra mundial, lutaram pelos direitos civis e puseram um homem na Lua. É a dos estudantes que estavam onde vocês estão há 20 anos e fundaram a Google, o Twitter e o Facebook e mudaram a maneira como comunicamos uns com os outros.

Por isso hoje quero perguntar-vos qual é o contributo que pretendem fazer. Quais são os problemas que tencionam resolver? Que descobertas pretendem fazer? Quando daqui a 20 ou a 50 ou a 100 anos um presidente vier aqui falar, que vai dizer que vocês fizeram pelo vosso país?

As vossas famílias, os vossos professores e eu estamos a fazer tudo o que podemos para assegurar que vocês têm a educação de que precisam para responder a estas perguntas. Estou a trabalhar duramente para equipar as vossas salas de aulas e pagar os vossos livros, o vosso equipamento e os computadores de que vocês precisam para estudar. E por isso espero que trabalhem a sério este ano, que se esforcem o mais possível em tudo o que fizerem. Espero grandes coisas de todos vocês. Não nos desapontem. Não desapontem as vossas famílias e o vosso país. Façam-nos sentir orgulho em vocês. Tenho a certeza de que são capazes." (President Obama's Message for America's Students)


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