quinta-feira, 24 de março de 2011

PRIMEIRO-MINISTRO DEMITE-SE E O PAÍS TERÁ ELEIÇÕES ANTES DO VERÃO


O primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, apresentou hoje a demissão ao Presidente da República, o qual, segundo as agências noticiosas, ainda não se pronunciou sobre a aceitação da demissão, no entanto, anunciou através de uma nota que o Governo se mantém "na plenitude de funções até à aceitação daquele pedido".


O Primeiro-Ministro justificou o seu pedido de demissão por considerar que "a oposição retirou ao Governo todas as condições" para continuar a governar. Todos os partidos defendem eleições antecipadas.


Com efeito, a Assembleia da República aprovou hoje cinco resoluções de rejeição do chamado PEC 4 que o Governo havia proposto. Leia mais...



Artigos relacionados (neste blogue): 
A NAU DAS TORMENTAS Setembro de 2010 
À BEIRA DO PRECIPÍCIO OU COMO (NÃO) SE RESOLVE UMA CRISE ECONÓMICA Maio de 2010


Outros:
Vídeo, "Negócios" analisa crise política portuguesa na CNN (Saiba mais...)

sexta-feira, 18 de março de 2011

ÁH... ABEL, ABEL, SE EU FOSSE PAI !

 "AH... ABEL, ABEL... SE EU FOSSE PAI…! 
Por Zé dos Anjos.

Se um dia, ao passarem pela nossa aldeia, ouvirem este desabafo é porque aconteceu injustiça ou abuso merecedor de "reparo". Muitos que o ouvem - e até muitos que o dizem - não sabem o porquê daquela frase, que perdura nos tempos, usada como manifestação de agravo sentido ou de apontar e lamentar a ausência do merecido castigo para alguém.

Hoje, ao passar ali na rua, falava-se em “geração à rasca”, em Scut’s, no preço da gasolina, no aumento do IVA, na baixa dos salários,  em corte nas pensões, nos transportes, no pão, nos medicamentos, falava-se ainda no que penso ser uma Via-sacra qualquer (Pec1, Pec2, Pec3, Pec4…?!) e noutras coisas que não percebi ou não tive oportunidade de “apanhar”, mas tudo, de certeza, injustiças ou coisas feias, porque logo ouvi aquela frase: "ÁH... ABEL, ABEL... SE EU FOSSE PAI…!"  Isto fez-me recordar, com saudade, o Ti Abel e a origem daquela lendária expressão, sinónimo de revolta ou injustiça.

Eu conto-vos (se tiveram paciência para me "ouvir"):

O Ti Abel era um mouro de trabalho, homem alto e desenvolto,  falava depressa tal como também depressa trabalhava a terra e as suas lidas. Filhos? foram 10 filhos! 6 rapazes e 4 raparigas. Colocados em fila formavam uma “escadinha” perfeita, à sua volta não havia pausas. Até “levantava pó”! Os tempos eram difíceis. Criar aquele “time” sem faltar o pãozinho não era coisa fácil. Com muitos sacrifícios e trabalho de todos, a comidinha, no essencial, nunca faltou. Difícil e duro, também, era o dia-a-dia dos miúdos. Logo que, pelo fim da tarde, a escola, que era de sol a sol, lhes abria a porta (sim, até à 4.ª classe, ninguém podia faltar à escola) vinham a correr ajudar no trabalho da terra,  no trato dos animais ou nas tarefas domésticas.
 
As moças,  era vê-las, conforme a idade e o que a força de cada uma permitia, de cântaro à cabeça a “acarretar” água da fonte ou a/de caminho do rio para lavar a roupa. Os rapazes, sempre em passo apressado, quer no carro dos “machos” em comando acelerado da viatura, quer agarrados à rabiça da charrua a que mal lhes chegavam ou montados nos “machos”, em pelo, galopes desenfreados, tipo autênticos “índios americanos” em bom estilo farwest! Disciplina, rigor, trabalho... qual pelotão de cavalaria. E que ninguém se baldasse! Ti Abel era bom, mas duro na sua justiça, não perdoava.

Germano era um dos filhos, pela idade aí dos “do meio”, miúdo irrequieto, revoltava-se e indignava-se com injustiças. Gaguejava um pouco, o que lhe dava alguma graça. Pele escura, pés descalços (ai sapatos! Ou pão ou sapatos!), calças remendadas no rabo, esburacadas nos joelhos de “não parar quieto”, alça caída...

Naquele dia vimos o Germano sair de casa em passo apressado, não se sabe o que lhe aconteceu, mas decerto que foram ordens do ti Abel para alguma tarefa que entendeu “menos apropriada”.  Vinha zangado, barafustava alto e, ao mesmo tempo que andava, olhava lá para cima, para casa, e sem se poder conter, bradava repetidamente o seu lamento em tom de “ameaça”: "AH.. ABEL, ABEL... SE EU FOSSE PAI…!"

Aquela manifestação de falta de força e poder para inverter a situação foi ouvida pela vizinhança que a arrecadou nas suas memórias e ainda hoje, passadas muitas décadas, quando por cá se ouve, por cá consta ou por cá se testemunha alguma injustiça, ou ainda,  se reclama castigo para qualquer abuso ou ofensa, logo alguém sublinha tal agravo e manifesta a sua revolta ou reprovação, exclamando:  "AH... ABEL, ABEL... SE EU FOSSE PAI…!"!!!!



Ai, se eu pudesse mudar o mundo…! queria dizer-nos o Germano na sua ingenuidade e genuinidade!. 

Nota do autor:
Foi minha intenção com este post retratar um pouco da vida das nossas gentes há umas décadas e, ao mesmo tempo, trazer o desabafo do Germano ás provações que o nosso povo está sentindo no presente, traduzindo aquele "Ah... Abel, Abel... Se eu fosse pai…!"!!!! num “SE EU PUDESSE…!”.  Fica a minha homenagem ao meu tio Abel e o meu abraço agradecido aos primos por me autorizarem a publicar este post.

segunda-feira, 14 de março de 2011

“Tomai lá e se ...”

Sábado, 12 de Março de 2011, sede da ACRA-EC, passavam uns minutos das 10 horas da noite. Recostados no velho sofá,  recuperando das labutas do dia, repousavam sonolentamente alguns dos nossos associados enquanto assistiam, com manifesto desinteresse, ao golo que o Vitória de Setúbal, já em tempo de “descontos”, acabava de marcar e com ele alcançar o empate (1-1) no jogo que disputava em Guimarães com o Vitória desta cidade. Outros faziam contas aos “trunfos” e aos pontos amealhados na mão de sueca que disputavam. Havia ainda os que sentados em frente aos PC’s viajavam pelos mundos que o Messenger e as várias redes sociais virtualmente permitem ou que, aproveitando os meios electrónicos aqui gratuitamente disponíveis, estudavam ou trabalhavam “online”, quando, porta dentro entrou o último visitante do dia, o sr. Nuno Canavez. A porta abriu-se accionada pelo braço pois as mãos vinham, como de costume, carregadas com dois sacos cheios de livros destinados às prateleiras da nossa biblioteca que, com gestos destes, vai ficando a cada dia mais recheada e mais rica, “Tomai lá e se houver alguém a procurar livros sobre algum tema que não tenhais dizei-me que eu mando-vo-los”, disse-nos!.

Entre os clássicos, infantis e científicos que desta vez nos deixou, merecem-nos destaque,  pelo quão de pessoal os mesmos contêm, dois volumes:

Nuno Canavez, As palavras da Amizade


Por altura de mais um aniversário do Nuno Canavez, um grupo de amigos resolveu "pregar-lhe uma partida", editando um livro em que foram reunidas algumas curiosas fotografias e diversos depoimentos de apreciação do trabalho e carácter do homenageado.”
A edição teve uma tiragem relativamente reduzida, por isso é nosso privilégio a posse de um dos exemplares. Obra em papel couché e ricas ilustrações, prefácio de Germano Silva, coordenação de José da Cruz Santos e conta com a participação, através de breves textos, de figuras notáveis como, entre outros, Luís Valente de Oliveira, Manuel Pina, Marcelo Rebelo de Sousa, António Navarro, José Manuel Pavão, Damião Ferreira, Gomes Fernandes, Ivo Caldeira, Jorge Braga, Júlio Couto, Luís Cabral, Mário Cláudio e  Rui Lage.
Leia mais...






A Cidade das Memórias, de Gomes Fernandes

"Descreve-se neste livro — tendo por personagem central um dos mais conhecidos alfarrabistas da Cidade — um quadro vivo do que foi a vida portuense na segunda metade do século XX, desde a movimentação política e social (suscitada pelas campanhas de Norton de Matos e Humberto Delgado), passando pelo quotidiano da população até às manifestações culturais e literárias que fizeram época e foram, porventura, um momento alto da afirmação invicta. A Cidade das Memórias não é apenas um romance. Ao leitor, esta obra surgirá, sobretudo, como um registo memorialista, quase documental, que nos faz reviver uma época histórica de tensões e paixões, também de brios e de brilhos, entrelaçando vivências e caracteres que denotam a mais funda idiossincrasia das gentes do Porto
  

quinta-feira, 10 de março de 2011

A "MIMOSEIRA" (ACÁCIA DEALBADA; ACÁCIA MIMOSA)

MIMOSEIRA
Nome vulgar: Acácia dealbada; acácia mimosa.

Com o aproximar da primavera  é bonito ver os nossos campos "salpicados" deste amarelo brilhante e aveludado, bem como as bermas de muitas das nossas estradas transformadas em magníficos canteiros gigantes,  por "força" e beleza desta espécie de produção espontânea.

Também aqui, no espaço exterior da nossa associação,  possuímos dois belíssimos exemplares desta planta que, revigorados após uma adequada  poda, nos oferecem nesta ocasião uma "decoração" deslumbrante.

Originária da Austrália e da Tasmânia foi introduzida em Portugal para fins ornamentais e cultivada (no passado) como espécie florestal e para fixação de solos. Pela sua fácil propagação e adaptação a qualquer solo, não é de todo "pacifica" a coexistência desta espécie com a generalidade  da  flora,  possuindo o estatuto de "planta invasora"  e é, provavelmente, a espécie invasora mais agressiva  em sistemas terrestres em Portugal continental. Não há bela sem senão!.Saiba mais...

sábado, 5 de março de 2011

ASSEMBLEIA GERAL: APROVOU CONTAS DE 2010 e PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO PARA 2011

No dia 04 deste mês de Março, Sexta-Feira, pelas 21.00 horas,  reuniu a Assembleia Geral da nossa associação, tendo sido presentes à apreciação dos ex.mos sócios o Relatório e Contas do ano de 2010 (Saiba mais... aceda aqui ao documento) e o Plano de Actividades e Orçamento para o ano de 2011 (Saiba mais... aceda aqui ao documento). Ambos os documentos foram aprovados por unanimidade.

quarta-feira, 2 de março de 2011

QUESTÕES FISCAIS (V): IRS, DEDUÇÕES À COLECTA RELATIVAS A DESPESAS

 
Com o inicio do período para entrega da declaração de Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS), relembramos quais as principais despesas relevantes para efeitos de dedução à colecta e os seus limites:


DESPESAS DE SAÚDE
-Isentas ou sujeitas a taxa de 5% de IVA:
30% das importâncias despendidas.
-Outras despesas de saúde
Sujeitas à taxa normal do IVA, justificadas com receita médica:
30% das importâncias despendidas, com o limite de € 65,00, ou 2,5% do total das despesas de saúde se superior.

DESPESAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Dos sujeitos passivos e seus dependentes:
30% das importâncias despendidas com limite de € 760,00.
Havendo 3 ou mais dependentes acresce € 142,50 por cada um, desde que haja despesas relativamente a cada um deles.

DESPESAS DE EDUCAÇÃO E REABILITAÇÃO
Dos sujeitos passivos ou dependentes deficientes:
30% das importâncias despendidas.

JUROS E AMORTIZAÇÃO DE HABITAÇÃO
Habitação permanente do próprio ou arrendatário ou
Rendas de habitação permanente pagas referentes a contratos de arrendamento celebrados ao abrigo do RAU ou NRAU:
30% das importâncias pagas com o limite de € 591,00.

AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS NOVOS PARA UTILIZAÇÃO ENERGIAS RENOVÁVEIS
Ou de equipamentos e obras de melhoria das condições de comportamento térmico de edifícios e de veículos sujeitos a matrícula exclusivamente eléctricos ou movidos a energias renováveis não combustíveis:
30% das importância despendidas com o limite de € 803,00.
Este benefício só pode ser utilizado uma vez em cada 4anos.
 
ENCARGOS COM LARES
Relativos aos sujeitos passivos, ascendentes e colaterais até ao 3.º grau:
25% das  importâncias despendidas até ao limite de € 403,75.
Na situação de separados de facto, o limite é reduzido a 50%.

SEGUROS DE ACIDENTES PESSOAIS E DE VIDA
Relativos aos sujeitos passivos e aos seus dependentes:
25% dos seguros pagos com os limites de € 65,00 para “não casados” e € 130,00 para “casados”.
No caso de deficientes o limite é de 15% da colecta de IRS.

SEGUROS DE SAÚDE
Ou contribuições pagas a associações mutualistas relativas ao sujeito passivo ou aos seus dependentes:
30% dos prémios de seguro pagos com os limites de € 85,00 para “não casados” e € 170,00 para “casados”. Acresce € 43,00 por dependente.

PENSÕES
A que o sujeito passivo esteja obrigado por sentença judicial ou acordo homologado nos termos da lei civil.
20% das importâncias comprovadamente suportadas e não reembolsadas.

PPR
Idade: inferior a 35 anos:  20% do valor aplicado com o limite de € 400,00.
Idade: de 35 a 50 anos: 20% do valor aplicado com o limite de € 350,00.
Idade: superior a 50 anos: 20% do valor aplicado com o limite de € 300,00.
Não são dedutíveis as importâncias relativas às aplicações efectuadas após a data da passagem à reforma.

REGIME PÚBLICO DE CAPITALIZAÇÃO
20% do valor aplicado com limite de € 350,00
(Por cada sujeito passivo).

DONATIVOS
Ao Estado:
25% das importâncias declaradas;
A outras entidades:
25% das importâncias declaradas, até ao limite de 15% da colecta.
Sem prejuízo das majorações especificas previstas na lei.

Relembramos ainda a obrigatoriedade da indicação do Numero de Identificação Fiscal (NIF) de todos os dependentes, ascendentes ou colaterais para os quais são mencionadas deduções.  

Obs.: Esta nota é meramente informativa, sustentada na informação pública disponível, não sendo esta associação, ou autor do conteúdo, responsáveis por qualquer incorrecção dos factos ou dos valores referenciados. Recomenda-se a leitura dos normativos que sobre a matéria fazem lei.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

ATENÇÃO À FACTURA DA ÁGUA! NÃO SE ATRASE NO PAGAMENTO

"É preciso passar a ter «muita cautela». Os munícipes de Mirandela receberam um ultimato da Câmara Municipal: quem se atrasar um dia a pagar a pagar a água arrisca-se a que a factura cresça o triplo."Fonte: IOl Diário.
Saiba mais...

Alguns analistas têm manifestado o seu desacordo relativamente a estas medidas, uma vez que, com a instauração imediata de um processo executivo está-se a aplicar para o fornecimento de bens as mesmas medidas coactivas que são observadas para as infracções fiscais, o que não faz sentido, tanto mais ainda, quando se trata de bens essencias. Importa ainda sublinhar que o Estado e os seus organismos são "um bom exemplo" de incumprimento dos prazos de pagamento dos bens e serviços que lhes são fornecidos.

Acerca desta notícia, resta-nos recomendar muita atenção para o pagamento tempestivo da factura sendo, pelas razões expostas, o débito bancário directo, talvez, a solução mais "segura". Outros comentários, deixamo-los ao "critério"  e sensibilidade dos nossos leitores.



domingo, 27 de fevereiro de 2011

ASSEMBLEIA GERAL, SEXTA-FEIRA, 04 DE MARÇO

Por falta do quórum necessário, não se realizou na passada 6.ª Feira, 25 de Fevereiro, a Assembleia Geral convocada para esse dia (cuja convocatória abaixo reproduzimos), assim, a mesma realizar-se-á em 2.ª convocatória na próxima 6.ª Feira, dia 04 de Março de 2010, pelas 21.00.

"CONVOCATÓRIA
Nos termos dos Estatutos convocam-se os associados da ASSOCIAÇÃO CULTURAL, RECREATIVA E AMBIENTAL EDUARDO CANAVEZ (ACRA – EC ) para a Assembleia Geral que decorrerá, no próximo dia 25 de Fevereiro de 2011, pelas 21.00 horas, na sede da Associação,  com a ordem de trabalhos que segue,

ORDEM DE TRABALHOS:

1 – Apreciação do Relatório de Actividades e Contas do exercício de  2010;
2 – Apreciação e votação do Plano de Actividades e Orçamento para 2011;
3 – Outros Assuntos.

Se à hora marcada não se encontrarem presentes ou devidamente representados metade, pelo menos, do número total de associados efectivos no pleno gozo dos seus direitos, a Assembleia Geral reunirá, em segunda convocatória, SETE DIAS depois (04/03/2011), à mesma hora, com o número de associados presentes.
Vale de Juncal, 05 de Fevereiro de 2011.

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral
 (documento original assinado)
Paulo José Santos Baptista"

Nota:
Os documentos encontram-se disponíveis para consulta na sede da associação.
Estão também disponíveis em formato electrónico, com acesso através do link inserido na barra lateral (lado esquerdo) deste blogue (primeira hiperligação).


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

NABOS DIGNOS DE EXPOSIÇÃO! PERÍMETRO: 75 cm. !

Diremos que há "nabos" e "NABOS"!
Este é digno de figurar em qualquer compêndio de recordes, ilustrar exposição, constituir testemunho da generosidade das nossas terras ou, pelo menos,   sublinhado da arte e sapiência das "boas técnicas" de cultivo.

 "Na aldeia de Vale de Juncal, no concelho de Mirandela, há uma produção extraordinária de nabos que pela sua dimensão são dignos de ser expostos em qualquer produção agrícola. O exemplar apresentado pesa 4,6Kg e tem um perímetro de 75 cm"( Fonte: Jornal de Notícias, texto e foto de Dinis Sousa*) *Nosso associado n.º 115.

Soubemos que, esta invulgar colheita foi conseguida na produtiva terra da Ribeira, cultivada pelas mãos sábias do nosso associado Mário Ferreiro "Policia" (sócio n.º141)  e da Maria (sua esposa).


Os"pequenotes"são nabos normais de bom tamanho

Outro dos  muitos exemplares da mesma colheita!
















Resta-nos acrescentar: EM TERRA DE  SÁBIOS TAMBÉM SE PRODUZEM GRANDES NABOS!















.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

ASSEMBLEIA GERAL

O senhor Presidente da Mesa da Assembleia Geral convocou para o próximo dia 25 de Fevereiro, uma Assembleia Geral que terá lugar na sede da ACRA-EC, cujo teor integralmente transcrevemos: 

"CONVOCATÓRIA
Nos termos dos Estatutos convocam-se os associados da ASSOCIAÇÃO CULTURAL, RECREATIVA E AMBIENTAL EDUARDO CANAVEZ (ACRA – EC ) para a Assembleia Geral que decorrerá, no próximo dia 25 de Fevereiro de 2011, pelas 21.00 horas, na sede da Associação,  com a ordem de trabalhos que segue,

ORDEM DE TRABALHOS:

1 – Apreciação do Relatório de Actividades e Contas do exercício de  2010;
2 – Apreciação e votação do Plano de Actividades e Orçamento para 2011;
3 – Outros Assuntos.

Se à hora marcada não se encontrarem presentes ou devidamente representados metade, pelo menos, do número total de associados efectivos no pleno gozo dos seus direitos, a Assembleia Geral reunirá, em segunda convocatória, SETE DIAS depois (04/03/2011), à mesma hora, com o número de associados presentes.

Vale de Juncal, 05 de Fevereiro de 2011.

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral
 (assinado)
Paulo José Santos Batpista"


segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

FEIRA DA ALHEIRA DE MIRANDELA, TURISMO E AZEITE

Promovida pela Associação Comercial e Industrial de Mirandela e com o apoio do Município, vai realizar-se em Mirandela, nos próximos fins de semana, 26 e 27 de Fevereiro e 05 e 06 de Março, a já tradicional FEIRA DA ALHEIRA DE MIRANDELA, TURISMO E AZEITE.


Também, nos dias 19 e 20 de Fevereiro de 2011, na aldeia vizinha de Mascarenhas, vai decorrer a XI Feira do Tordo, de cujo programa destacamos a Jornada de Caça aos Tordos, a Largada de Perdizes e Faisões, a II Mostra Gastronómica de Pratos de Caça e as actuações musicais.

domingo, 30 de janeiro de 2011

NÃO HAVERÁ MAIS COMBOIOS NA LINHA DO TUA

"Os comboios não voltarão a circular na Linha do Tua, considerou o administrador da CP Nuno Moreira, adiantando que a empresa não pretende assegurar "indefinidamente" transportes alternativos às Linhas do Corgo e Tâmega, que custam anualmente 221 mil euros." (...) "Do lado da Linha do Tua, é conhecida publicamente a situação da barragem e é uma situação que, a meu ver, é irreversível. Não haverá mais comboio na Linha do Tua devido à barragem", disse Nuno Moreira, à Lusa. Fonte: Jornal de Noticias, leia [+]

E acrescenta-se, qual anedota de 1.º de Abril:
"Em troca da barragem, vão ser investidos 35 milhões de euros para criar um novo plano de mobilidade na zona, que implica um pequeno troço de via férrea da estação do Tua ao paredão, um funicular, dois barcos para levarem os passageiros até à Brunheda e comboio até Mirandela."

Apetece-me um desabafo: Em que mundo vive esta gente?... ou em que que mundo pensam que vivemos?!

Para memória (Geografia é complicado!):

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

DIVIDAS E BURROS (Deudas y burros)

"Deudas y burros

Una historia real como la vida misma.
Se solicitó a un prestigioso asesor financiero que explicara esta crisis de una forma sencilla, para que la gente de a pie entienda sus causas.
Éste fue su relato:

Un señor se dirigió a una aldea donde nunca había estado antes y ofreció a sus habitantes 100 euros por cada burro que le vendieran.
Buena parte de la población le vendió sus animales.
Al día siguiente volvió y ofreció mejor precio, 150 por cada burrito, y otro tanto de la población vendió los suyos.  

A continuación ofreció 300 euros y el resto de la gente vendió los últimos burros.
Al ver que no había más animales, ofreció 500 euros por cada burrito, dando a entender que los compraría a la semana siguiente, y se marchó.
Al día siguiente mandó a su ayudante con los burros que compró a la misma aldea para que ofreciera los burros a 400 euros cada uno. 

Ante la posible ganancia a la semana siguiente, todos los aldeanos compraron sus burros a 400 euros, y quien no tenía el dinero lo pidió prestado. De hecho, compraron todos los burros de la comarca.
Como era de esperar, este ayudante desapareció, igual que el señor, y nunca más aparecieron.
 
Resultado: La aldea quedó llena de burros y endeudados.
Hasta aquí lo que contó el asesor. 

Veamos lo que pasó después:
Los que habían pedido prestado, al no vender los burros, no pudieron pagar el préstamo.
Quienes habían prestado dinero se quejaron al Ayuntamiento diciendo que si no cobraban, se arruinarían ellos; entonces no podrían seguir prestando y se arruinaría todo el pueblo. 

Para que los prestamistas no se arruinaran, el Alcalde, en vez de dar dinero a la gente del pueblo para pagar las deudas, se lo dio a los propios prestamistas. Pero éstos, ya cobrada gran parte del dinero, sin embargo, no perdonaron las deudas a los del pueblo, que siguió igual de endeudado.
El Alcalde dilapidó el presupuesto del Ayuntamiento, el cual quedó también endeudado.
Entonces pide dinero a otros ayuntamientos; pero éstos le dicen que no pueden ayudarle porque, como está en la ruina, no podrán cobrar después lo que le presten. 

El resultado:
Los listos del principio, forrados.
Los prestamistas, con sus ganancias resueltas y un montón de gente a la que seguirán cobrando lo que les prestaron más los intereses, incluso adueñándose de los ya devaluados burros con los que nunca llegarán a cubrir toda la deuda.
Mucha gente arruinada y sin burro para toda la vida.
El Ayuntamiento igualmente arruinado.

Resultado
¿ final?:
Para solucionar todo esto y salvar a todo el pueblo, el Ayuntamiento BAJÓ EL SUELDO A SUS FUNCIONARIOS."
...
Nota: Transcrição integral do texto publicado, em 05 de Setembro de 2010,  no Sitio de Internet: www.insurgente.org

.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

FESTIVAL SABORES DO AZEITE NOVO

O azeite é um dos ex-libris de Mirandela. O Município de Mirandela tem organizado algumas actividades ligadas ao azeite, à oliveira e à azeitona que têm contribuído para os promover, com o apoio e a colaboração de outras entidades ligadas  aos produtores de azeite, ao comércio e hotelaria.

Registamos mais uma iniciativa nesse âmbito: O Festival de Sabores do Azeite Novo, que decorrerá de 3 a 6 de Fevereiro com um programa[Saiba +] atraente.

Entretanto, de 10 de Janeiro a 6 de Fevereiro decorrerá um Festival Gastronómico nos restaurantes aderentes e nos dias 5 e 6 de Fevereiro será possível degustar torradas de azeite nas pastelarias aderentes. Durante o Festival teremos workshpos, exposições, cursos de prova de azeites, apresentação da Carta de Azeite, seminários técnicos, montaria ao javali, etc.
Também, durante o mês de Fevereiro, merecem sublinhado:
- XXV Encontro Venatório do Clube de Monteiros do Norte (5 e 6 de Fevereiro).
A promoção das riquezas naturais e culturais do Nordeste Transmontano, das quais a caça é indissociável, será este ano centrada no concelho de Mirandela, simultaneamente com o Festival de Sabores do Azeite Novo, organizada pela Câmara Municipal.

-I Encontro das Entidades Gestoras da Zona de Caça de Trás-os-Montes (12 de Fevereiro).

-Feira do Tordo em Mascarenhas (19 e 20 de Fevereiro) e,

-No dia 26 de Fevereiro a Montaria da Feira da Alheira na Zona de Caça de São Pedro Vale do Conde, Marmelos e Bronceda.

Fonte: Sitio de Internet do Município.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

QUESTÕES FISCAIS (IV): ENTREGA DA DECLARAÇÃO DE IRS, PRAZOS

Lembramos que, os prazos para entrega da declaração de IRS ocorrem em:

a)      Em suporte papel:
i)        Durante o mês de Março, quando os sujeitos passivos apenas hajam recebido ou tenham sido colocados à sua disposição rendimentos das categorias A e H;
ii)       Durante o mês de Abril, nos restantes casos;

b)        Por transmissão electrónica de dados:
i)        Durante o mês de Abril, quando os sujeitos passivos apenas hajam recebido ou tenham sido colocados à sua disposição rendimentos das categorias A e H;
ii)       Durante o mês de Maio, nos restantes casos.” (n.º 1 do art. 60.º do CIRS).

Para uma melhor leitura  deste extracto do normativo, elencamos as várias categorias de rendimentos para efeitos de IRS:
Categoria A: Rendimentos de trabalho dependente (por conta de outrém);
Categoria B: Rendimentos de trabalho independente (profissionais,  empresariais e agrícolas);
Categoria E: Rendimentos de capitais;
Categoria F: Rendimentos prediais;
Categoria G: Incrementos patrimoniais (mais valias);
Categoria H: Rendimentos de pensões;



segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

CENSOS 2011, INE procura 30 mil candidatos

Em Março de 2011 vão ter lugar os Censos 2011. Os censos vão “contar” todos os cidadãos e famílias presentes no território  nacional, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação. A recolha de dados será feita através do auto-preenchimento de questionários pela população, que poderá responder pela Internet ou em suporte papel.

Tivemos conhecimento de que, o Instituto Nacional de Estatística (INE) está à procura de 30 mil candidatos (recenseadores). Segundo informações divulgadas, o trabalho será pago em função dos resultados apresentados e o contrato será de dois meses (Março, Abril). 

Os candidatos podem inscrever-se através do preenchimento de um formulário disponível no site do INE. site INE: 
http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_main>  
Saiba [+]

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

2011: COMO VAI O NOSSO BOLSO

Não será tanto assim, mas.... 
"Cortes salariais, pensões congeladas, fim de benefícios fiscais ou aumento dos preços - impulsionado pela subida do IVA - e não só são algumas das novidades que marcam o início deste ano. O rendimento dos portugueses está a tornar--se cada vez mais apertado e gerir o dia-a-dia já é uma verdadeira aventura. (...) não queremos piorar ressacas ou estragar boas disposições de início de ano" Fonte: Ionline,Leia[+]

Salários
Para 2011, não estão previstos aumentos salariais, o que irá afectar o rendimento disponível das famílias.Leia[+]

Pensões
As pensões vão ficar congeladas, o que significa que todos os pensionistas, sem excepção, vão perder poder de compra.Leia[+]

Taxas e escalões de IRS
As taxas e os escalões de IRS vão ser alvo de actualizações. No primeiro caso, a actualização varia entre 1% – para os primeiros quatro escalões – e 1,5% – nos restantes. Já no caso dos escalões, a actualização será de 2,2%, o equivalente à inflação prevista para 2011. O Estado começa a arrecadar já em Janeiro o valor do imposto a pagar, via retenção na fonte, Leia[+]

Benefícios e deduções
Os tectos às deduções e aos benefícios fiscais vão ser mais baixos em 2011. Leia[+]

Aumento do IVA
A taxa normal do IVA vai registar uma subida de dois pontos percentuais e passa de 21% para 23%. Leia[+]

Fim do sigilo bancário
  A administração fiscal vai poder aceder às contas bancárias de todos os contribuintes com dívidas ao fisco sem ser necessária a autorização dos visados. Leia[+]

Recibos verdes
Vai deixar de ser possível adquirir nas Finanças as cadernetas de recibos verdes. Estes passam a ter um formato electrónico Leia[+] e neste Blogue, Leia [+]

Cartão de contribuinte para crianças
As crianças vão ser obrigadas a ter cartão de contribuinte – para isso têm de pedir o cartão do cidadão – para que possam figurar na declaração de rendimentos dos pais. Leia[+]

Outros:
Acrescem ainda, e além de outros, os já anunciados:
- aumento no preço dos transportes,
- aumentos no preço da electricidade,
- aumento no preço do pão,
- aumento no preço das portagens,
- aumento nos preço dos combustíveis,
- aumento nos juros do crédito há habitação,
- aumento generalizado nas taxas de serviços públicos, incluindo saúde;
- etc., etc.,


quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

PASSAGEM DE ANO 2010/2011

No dia 31 à noite vamos estar por aqui. Quem não tiver programa de PASSAGEM DE ANO, ou preferir este “espaço de família”  venha fazer-nos companhia e “passar o ano" connosco.
EMENTA: Na ausência de folias, festas ou foguetes, arranjar-se-á q.b. para aconchegar o estômago e afastar as tristezas.

Um feliz e próspero 2011.
 

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

FELIZ ANO NOVO




Um ANO NOVO repleto de paz, saúde e prosperidade, para todos os nossos associados, amigos e... todo o mundo.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

SALÁRIO MÍNIMO PARA 2011: FIXADO EM 485,00 EUROS

As noticias vindas hoje (22 de Dezembro) a público dão-nos conta de que, o Governo "decidiu que o salário mínimo vai subir 10 euros em Janeiro para os 485 euros. Mas o Executivo comprometeu-se a aumentar o valor para os 500 euros ao longo do próximo ano" Acrescentam ainda a mesmas notícias: "O Governo garantiu que o salário mínimo chegará aos 500 euros ao longo de 2011,(...)."

No entanto, tudo é de tal modo contraditório que, logo a seguir, e nos mesmos artigos/intervenções, lemos/ouvimos "...a subida para os 500 euros vai depender de duas reavaliações que o Governo pretende fazer ao longo do ano". Leia[+]

Isto é, "garante"... "mas depende".... !

domingo, 19 de dezembro de 2010

PPR's E BENEFICIOS FISCAIS: O ÚLTIMO FÔLEGO

"Os dias que nos separam do fim do ano, será o ultimo fôlego deste produto de poupança no que respeita à sua  relevância para efeito de deduções fiscais".

São geralmente identificados três perfis de investidores/aforradores em PPR's: Os que subscrevem aliciados pelos benefícios fiscais; os que  subscrevem para poupar para a reforma (aproveitando os benefícios fiscais) e os que encaram o PPR como um investimento de m/l prazo. A Lei do próximo OE (de 2011) esfumará quase por completo os benefícios fiscais resultante da subscrição de PPR, pelo que, este produto passará a valer pelas demais opções (amealhar para a reforma e/ou investimento). Com isto,  aos portugueses restam poucos dias para aproveitarem  o último ano de benefícios fiscais alargados neste âmbito.

Com efeito, com  as alterações introduzidas pelo Orçamento de Estado para 2011, no que concerne a benefícios fiscais e aplicações em Planos de Poupança Reforma, estes  perderão uma boa parte do seu interesse.

Destarte,  os dias que nos separam do fim do ano, será o ultimo fôlego deste produto de poupança  no que respeita à sua relevância significativa nas deduções fiscais. Assim, temos que, quem investir em PPR's, até 31 de Dezembro de 2010, poderá ainda deduzir à colecta de IRS 20% dos valores aplicados, com limites que variam entre os 300 e os 400 euros, conforme a idade do subscritor:


Relembre-se que, só pode usufruir destes benefícios quem ainda não tenha passado à situação de reforma.

A partir de 2011, a dedução à colecta será feita em moldes idênticos, todavia, baixará substancialmente o tecto para os vários escalões, ficando as deduções fiscais limitadas ao valor máximo de 100 euros (conforme os rendimentos dos seus titulares), mas, mais significativo ainda é que, os benefícios fiscais passam a constituir um lote único (com aqueles limites), o que significa que o tecto de cada escalão inclui não só os PPR mas também todas e quaisquer outras aplicações objecto de beneficio fiscal.

De acordo com o que conhecemos do prometido Orçamento do Estado para 2011, os limites de deduções para efeitos de benefícios fiscais, serão os seguintes:


Aproveitamos para relembrar as questões de taxas/comissões de subscrição e reembolso cobradas pelas entidades que "comercializam" estes produtos e também, muito especialmente,  as questões de rentabilidade (garantida, não garantida, etc.). Parece-nos que este pormenor foi ao longo dos anos bastante descurado pelos pequenos investidores, aliciados particularmente pelos benefícios fiscais. Ora, tratando-se, geralmente, de aplicações de longo prazo, tantas vezes, uma rentabilidade inferior a outros produtos (ou a produtos idênticos de outra financeira ou seguradora),  causaria, passado poucos anos, o esfumar da vantagem fiscal obtida no ano da subscrição. Queremos com isto dizer que, apesar dos benefícios fiscais, nem sempre, todos as aplicações em PPR constituem (ou constituíram) uma boa oportunidade/opção de poupança.


Obs.: Esta nota é meramente informativa, sustentada na informação pública disponível, não sendo esta associação, ou autor do conteúdo, responsáveis por qualquer incorrecção dos factos ou dos valores referenciados. Recomenda-se a leitura dos normativos que sobre a matéria fazem lei.

domingo, 12 de dezembro de 2010

FIGURAS: NUNO CANAVEZ

"A casa do reino maravilhoso do livreiro amigo de Torga. 
 A casa era "pouco recomendável", antes de os livros, muitos deles raros, encontrarem aí abrigo  seguro. Foi há 98 anos: a livraria resiste com pudor e prepara-se já para o centenário.

(...) E assim havia de continuar longos e bons anos. O actual dono da Académica, Nuno Canavez, um dos mais antigos alfarrabistas do Porto, entrou na livraria como marçano no ano de 1947. Chegava da aldeia de Vale de Juncal, Mirandela. Trocava o "Reino Maravilhoso" de Trás-os-Montes pelos livros. Os livros que o prenderam, os livros que povoam a sua vida toda (..)"(Diário de Notícias)Leia [+]

Vale de Juncal, 2010. A casa onde nasceu Nuno Canavez.
Nuno Canavez, nosso conterrâneo, nosso sócio (n.º 2 !), filho do nosso "patrono" (Eduardo Canavez, cujo nome, por memória e em homenagem, esta associação usa como denominação) é, ainda, um benemérito muito especial desta casa, mas, acima de tudo, UM GRANDE AMIGO. Para ele um grande abraço e, em nome dos OS desta colectividade e de todos os seus membros,um enorme BEM HAJA.


PS.:
Acabei de ler um comentário deixado por um "anónimo" acerca da casa que ilustra este post. Tal a pertinência e valor do seu conteúdo que não podia deixar de (citando-o) trazer a este espaço:
"Anónimo disse...
A casa onde pela 1ª vez as pessoas da aldeia assistiram ás novelas Gabriela, Escrava Isaura, Casarão, etc., Festival da Eurovisão, Touradas, Cornélia e outros programas. Decorria a década de 70  e era utilizada uma TV a bateria, a  casa estava aberta para todos. A casa onde o carteiro recebeu ordens para colocar o jornal diário na varanda ao alcance de qualquer pessoa,interessada na sua leitura."


domingo, 5 de dezembro de 2010

FIGURAS: O ÚLTIMO RESISTENTE !

No seu "estilo inconfundível", a caminho das propriedades agrícolas
Longe vão os tempos em que o "chiar dos carros" se ouvia desde logo de manhã cedo, principalmente nas épocas das colheitas("acarreja", batatas, etc.), fossem  eles "de  burros," de "mulas" ou "de  bois" , conduzidos pela perícia do toque da "aguilhada", eram umas dezenas que diariamente percorriam as ruas da aldeia e os caminhos dos campos circundantes.Tantas vezes, só pelo chiar do carro, sabíamos qual o vizinho que estava a caminho do campo!

Um a um, até à extinção quase completa,  foram desaparecendo substituídos por máquinas com tracção própria. Embora as lides agrícolas sejam poucas, todavia na aldeia, actualmente, teremos, seguramente, algumas dezenas de tractores, grandes, pequenos, vermelhos, amarelos, azuis, etc.! Um produto substituto de sucesso! "A identificação de produtos de substituição resulta da pesquisa de outros produtos que podem desempenhar a mesma função"! Raio!

E assim, temos que o carro "de bois" é um produto em fim de ciclo. Resta-nos a sua memória!

Noutro dia, agora de  regresso do campo.
Mas... descobrimos ainda, na nossa aldeia, UM (um único) carro "de bois" (perdão, "de mulas") em actividade! O Último Resistente! Com efeito, há algumas semanas tivemos oportunidade de uns dedos de conversa com o nosso amigo e sempre jovem António "Carmelino" que, orgulhosamente, nos falou das cirurgias sofridas, dos seus 84 anos "cantados" na capital (quando de visita a familiares próximos), por mais de 300 pessoas, durante a Missa Dominical no passado mês de Outubro, onde foi sublinhado que, apesar da idade, ainda executa por mão própria a sua "lide" agrícola.

Falamos ainda das suas "mulas", companheiras de labuta desde há cerca de 30 anos, e assim, também elas já com uma bonita idade (talvez à volta de 35 anos, disse-nos o "tio" António "Carmelino"): "É a terceira parelha que tenho, comprei-as deve haver à volta de 30 anos..."

Aqui fica a nossa homenagem ao tio António "Carmelindo" e que seja o ÚLTIMO RESISTENTE por muitos e muitos anos,  com muita saúde,  aquela "perene" jovialidade e aquela energia contagiante. Deixamos-lhe também o nosso obrigado por nos autorizar a, aqui,  escrever estas letras.

Nota: Clique sobre as fotografias para ampliar.





quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

PASSA RECIBOS VERDES? CHEGOU O RECIBO VERDE ELECTRÓNICO!

Entra amanhã em vigor o "recibo verde electrónico", que em 2011 passa a ser obrigatório para os contribuintes que actualmente já são obrigados à entrega das declarações de IRS, IRC e de IVA por via electrónica

Foi publicada a Portaria n.º 879-A/2010,[Leia+] de 29 de Novembro, que aprova o modelo de “recibo verde electrónico”, que entra em vigor no dia 01 de Dezembro de 2010.

Portaria 879-A/2010, art.º 6.º:(Entrada em vigor):
"1 — A presente portaria entra em vigor no dia 1 de Dezembro de 2010.
2 — No período entre 1 de Dezembro de 2010 e 30 de Junho de 2011, a emissão do recibo verde electrónico no Portal das Finanças é facultativa, podendo os titulares de rendimentos continuar a emitir recibos do modelo n.º 6 aprovado pela Portaria n.º 102/2005, de 7 de Janeiro."

Assim, constatamos que, a emissão do “recibo verde electrónico” será obrigatório, a partir de 1 de Julho de 2011, para os contribuintes que actualmente já são obrigados à entrega das declarações de IRS/IRC e de IVA por via electrónica.(a)

“O novo sistema é totalmente gratuito, dispensando os contribuintes da compra das cadernetas de recibos e eliminando os custos de envio, pelo que contribui para uma maior eficiência na actividade económica e diminui os custos de cumprimento das obrigações fiscais pelos contribuintes”, salienta o comunicado do Ministério das Finanças.
 
"Os restantes contribuintes podem também, facultativamente,  utilizar o novo sistema ou continuar a adquirir nos serviços de Finanças  os recibos  em suporte papel", refere também o Ministério.

"(...)A emissão de recibos passa a ser automática e o sistema permite a consulta e a realização de outras operações online e criará as condições para que, de futuro, se proporcione o pré -preenchimento de declarações fiscais, bem como dos livros de registo", lê-se no preâmbulo da Portaria 879-A/2010.

(a) São obrigados  a entrega electrónica daqueles documentos: 
"Os sujeitos passivos de IRS titulares de rendimentos empresariais ou profissionais determinados com base na contabilidade, bem como pelo regime simplificado de tributação, quando o montante ilíquido desses rendimentos seja superior a € 10000 e não resulte da prática de acto isolado, (...)."(Portaria n.º 1287/2005, 2005-Dez-15)

Porque, são em elevado número os titulares de rendimentos da "Categoria B-Rendimentos Profissionais,"  em sede de IRS, como tal, deixamos a noticia.


Uma Quadra Festiva plena de felicidades.
P'ACRA-EC
Aníbal José de Sousa
Presid. Conselho Directivo.